O jornalista Jorge Kajuru é um dos personagens mais icônicos da mídia esportiva nas últimas décadas. Sempre polêmico e sem papas na língua, o ex-apresentador e comentarista acumula em seu currículo passagens por SBT, Band, RedeTV! e Esporte Interativo. Atualmente, entretanto, se dedica a carreira na política exercendo o cargo de Senador.
Em entrevista ao podcast ‘Inteligência Ltda.’, Kajuru relembrou uma passagem marcante de sua carreira na imprensa esportiva. O jornalista cravou que o Brasil seria campeão da Copa do Mundo de 2014 por causa de um esquema entre a CBF e a Fifa. O hexa não veio, e a seleção ainda foi eliminada de forma vexatória para a Alemanha com a goleada por 7 a 1. Mas Kajuru garante não ter errado em sua ‘previsão’.
“Eu falei alguns anos antes (que a Copa de 2014 era do Brasil), o Ricardo Teixeira ainda era presidente da CBF. Dei uma entrevista para o (Roberto) Cabrini, ele é testemunha. Eu falei ‘se o Ricardo Teixeira continuar na CBF, porque ele pode ser preso antes, o Brasil ganha a Copa’. Ele é sócio do Blatter e o ex-sogro dele era o João Havelange (ambos ex-presidentes da Fifa). Portanto, a quadrilha da Fifa tinha armado com o Ricardo Teixeira para o Brasil ganhar a Copa de 2014 aqui. Depois disso, a filha do Ricardo Teixeira, a Joana Teixeira Havelange, viraria a nova presidente da CBF. Seria uma dinastia que chegaria a 60, 80 anos – Havelange, Ricardo Teixeira e a filha dele”, contou Kajuru.
“Estava tudo armado, só que eu dancei porque o Ricardo Teixeira saiu antes, não era mais ele o presidente da CBF. Ou seja, a quadrilha da Fifa não teve mais o acordo com ele, ele não seria o campeão porque teve que renunciar. Eu não errei a previsão. Se ele tivesse continuado, o Brasil não teria tomado de sete da Alemanha. Futebol é negócio”, completou.
Entrevista polêmica de Kajuru:
A entrevista concedida por Kajuru ao apresentador Roberto Cabrini foi exibida em 2010. Na ocasião, Cabrini perguntou se a seleção seria campeão do mundo no mundial naquele ano. Sem pensar duas vezes, Kajuru afirmou que o Brasil não ganharia a Copa da África do Sul.
“Essa Copa não (ganha). Copa é negócio, futebol é negócio, não se iluda. Essa Copa está combinado para o Brasil não ganhar. (E quem vai ganhar?) Qualquer um, menos o Brasil pra ele ganhar a de 2014 aqui no Brasil. O Brasil ganhando a Copa aqui, essa gente que manda no futebol, essa gente podre, fica mais 30 anos no poder. E ficar no poder do futebol é bom demais. (Já avisaram o Dunga disso?) O Dunga faz parte do esquema, né?”, disse Kajuru à época.
Vale lembrar que, de fato, Ricardo Teixeira deixou o comando da CBF antes da Copa do Mundo de 2014, em março de 2012. O ex-mandatário entrou com um pedido de licença por tempo indeterminado e nomeou José Maria Marin, como seu substituto interino.. Essa decisão aconteceu enquanto ele era alvo de denúncias de irregularidades no comando do futebol brasileiro.

