Home Extracampo Quem é Mané da Carne e por que um conselheiro com tantas denúncias segue no Corinthians?

Quem é Mané da Carne e por que um conselheiro com tantas denúncias segue no Corinthians?

Conselheiro vitalício do Timão virou alvo de nova denúncia na noite da última segunda-feira

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

O conselheiro vitalício Manoel Evangelista, mais conhecido como Mané da Carne, voltou a ser centro das atenções do noticiário do Corinthians na noite da última segunda-feira ao ser acusado de racismo contra o conselheiro Luiz Ricardo durante reunião do Conselho Deliberativo que aprovou as contas do clube relacionadas a 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Um dos conselheiros estava falando ao microfone. Neste momento algumas pessoas começaram a falar, inclusive o ser Manoel Evangelista. Neste momento eu peguei e falei pra ele: ‘deixa ele terminar de falar porque é democracia e todos têm direito a falar’. Nisso ele falou: ‘cala a boca, neguinho! Vai tomar no seu c…”, disse Luiz Ricardo, em depoimento à imprensa no lado externo do Parque São Jorge.

Luiz Ricardo, conhecido como Seedorf, foi à delegacia do Tatuapé fazer boletim de ocorrência contra Mané da Carne.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, ele protocolou carta de repúdio e enviou o documento ao presidente do Corinthians Duilio Monteiro Alves, ao presidente do Conselho Deliberativo Alexandre Husni e ao presidente da Comissão de Ética André Luiz de Oliveira. Confira abaixo!

Mané da Carne já foi denunciado por ameaças e comentários machistas a conselheiras do Corinthians; um dos casos foi arquivado

PUBLICIDADE

Em junho de 2022, a conselheira Susy Miranda Sanchez, abriu queixa-crime contra Mané da Carne por ameaça de agressão antes de reunião.

PUBLICIDADE

“Ameaçando, não. Eu vou te dar um murro nessa sua boca de b…”, teria dito ele, de punho cerrado, após uma rápida discussão, segundo o relato de Susy ao portal GE.

Em novembro, Analu Tomé, conselheira eleita em 2020, acusou o conselheiro vitalício de comentário machista e protocolou uma representação formal contra ele no Conselheiro Deliberativo e de ética do clube.

Em grupo de Whatsapp, Mané da Carne afirmou que Analú fala bobagens e sugeriu que ela “arrume um tanque de roupa para se divertir”.

“Dei entrada à representação ao Conselho Deliberativo e Comissão de Ética do Sport Club Corinthians Paulista sobre o insulto de autoria do conselheiro Mané da Carne. Também esteve comigo a Conselheira Susy Sanches com outra representação contra o mesmo conselheiro. Agora é aguardar”, escreveu Analu ao portal GE.

PUBLICIDADE

Em janeiro deste ano, o Conselho de Ética, presidido por André Luiz de Oliveira, o André Negão, que faz parte do grupo situacionista Renovação e Transparência e é antigo aliado de Mané da Carne, arquivou as denúncias de Analu. Durante um período, ele foi nomeado assessor especial de Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians.

Ataques a Janja, esposa de Lula, presidente da República; caso está na Justiça

Em dezembro de 2022, Mané da Carne protagonizou ataque machista à Janja da Silva, esposa do presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, vitorioso nas eleições de novembro contra Jair Bolsonaro-PL.

“Vamos aguardar esses anos com o sapo barbudo e a putana da Janja e os quarenta ladrões”, escreveu o conselheiro do Corinthians.

Janja entrou em processo contra Manoel Evangelista e pede indenização de pelo menos R$ 50 mil, de acordo com a Revista Veja.

PUBLICIDADE
Better Collective