As quatro divisões do Brasileirão agora estão em andamento com o início das Séries C e D, e é justamente na quarta divisão que está o técnico mais jovem em todos os níveis do futebol brasileiro, segundo o Ge.
O treinador Maurício Carneiro, do Humaitá, do Acre, tem apenas 29 anos e vai comandar o time do norte do país na Série D do Brasileirão. Nascido em fevereiro de 1994, ele foi oficializado como técnico do time principal após o Estadual. Ele foi levado de auxiliar técnico ao cargo de comandante da equipe.
Vale destacar que o segundo mais jovem das quatro divisões do Brasileirão também está na Série D. Wesley de Moura, do Iporá, de Goiás, tem também 29 anos, mas completa 30 ainda em 2023, em dezembro, ou seja, é dois meses mais velho que o comandante do Humaitá.
Outros treinadores jovens do Brasileirão Série D são Luan Carlos, do Campinense, da Paraíba, de apenas 30 anos, além de Matheus Costa, do Santo André, e Michel Lima, do Atlético Cearense, ambos com 36 anos.
E os mais velhos das quatro divisões?
O técnico mais velhos das quatro divisões do Brasileirão também está na Série D. Aderbal Lana, do Princesa de Solimões, do Amazonas, tem 76 anos. Ele era o único nas Séries A, B, C e D que tinha mais de 70 anos até o Corinthians contratar Vanderlei Luxemburgo, que vai completar 71.
Outros técnicos com idade avançada nas divisões do Brasileirão são Francismo Moura Viana, do São Raimundo, de Roraima, na Série D, com 66 anos, e Jorge Sampaoli, do Flamengo, na Série A, com 63, além de Paulo Roberto, comandante do ASA de Arapiraca, de Alagoas, que tem 62 anos completos, também na Série D.

