Vanderlei Luxemburgo assumiu o Corinthians na semana passada e estreou com uma derrota por 2 a 1 contra o Independiente del Valle na Libertadores. No seu segundo compromisso no comando no duelo contra o Fortaleza na segunda-feira (08), o time arrancou um empate sofrido nos minutos finais, desta forma, o técnico alvinegro deve continuar implementando mudanças no elenco.
Mudanças de Luxemburgo no time
O desempenho do Corinthians na Neo Química Arena contra o Fortaleza foi amplamente avaliado pelo comandante. Em entrevista coletiva afirmou: “se você perceber, o Corinthians foi consistente no primeiro tempo, em cima daquilo que nós treinamos. O Fortaleza tem um time muito bem organizado, com um treinador que já está em sua terceira temporada, contratando jogadores de acordo com o que precisa para sua equipe, é uma equipe que todos ficam encantados, um time muito bom. Nós conseguimos deixar eles dominarem as bolas. O que eles queriam? Que a gente fosse marcar sob pressão no campo deles para poder encontrar espaços em velocidade. Depois, em função do resultado e da busca de querer uma conquista, vai se desorganizando naturalmente, as mudanças vão acontecendo… É muito pouco tempo para que você consiga entrosar tudo ao mesmo tempo. Foi muito bom o Matheus (Araújo) com o Roni e Fausto, eles deram consistência. Agora, eles precisam chegar um pouco mais”.
Luxemburgo também promoveu que o zagueiro Murillo ficasse com a titularidade, assim como Matheus Araújo, Pedro e Adson. Além disso, a entrada de Biro teve um propósito diferente que trouxe uma nova identidade para o Timão. Em outra parte da entrevista, o técnico do Corinthians explicou o esquema tático: “eu joguei com o Roni preso, o Matheus pela esquerda e o Fausto pela direita. Então, eu fiz um 4-1-4-1 praticamente, porque o Adson e o Pedro voltavam numa linha de quatro junto com o Fausto e o Matheus, e o Roni ficava por trás. O Matheus tinha liberdade para poder passar e infiltrar. Mas nós tivemos um meio-campo mais compacto nesse sentido”.
Corinthians hoje
Fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e em 15ª colocação do torneio, o Corinthians ainda precisa emplacar uma boa fase para trazer tranquilidade para seus torcedores. O seu próximo jogo será contra o Botafogo, longe de casa na quinta-feira (11), às 19h30 (horário de Brasília). Além do duelo contra o São Paulo no domingo (14), às 16h (horário de Brasília).

