Home Futebol Renato Gaúcho revela o que faltou em seu currículo como atleta

Renato Gaúcho revela o que faltou em seu currículo como atleta

Técnico do Grêmio participou do programa “Um Assado para…”, comandado pelo jornalista Duda Garbi no YouTube

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O treinador gremista Renato Gaúcho foi a atração do quadro Um Assado para…, do canal de Duda Garbi no YouTube. Dessa forma, o técnico falou de seu trabalho atual no Tricolor Gaúcho, além de lembrar de sua trajetória como ponta-direita.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Desse modo, o treinador fez uma confissão na entrevista. “Eu queria ter disputado uma Copa do Mundo. Fui, mas não joguei. Uma das coisas que faltaram no meu currículo foi disputar uma Copa do Mundo e ser campeão. Era um sonho que eu tinha e eu sabia que tinha condições”, afirmou Renato Gaúcho.

Renato Gaúcho lembrou do corte de Telê em 1986

Então, o camisa 7 recordou a sua passagem pela seleção brasileira e falou do corte da Copa do Mundo de 1986 por Telê Santana. “Eu tinha sido o melhor jogador das Eliminatórias”, contou Renato Gaúcho. Assim, contou que os jogadores que treinavam, visando o Mundial do México, estavam trabalhando por 30 dias na Toca da Raposa, em Belo Horizonte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, Telê Santana deu folga de um dia para o elenco. Renato Gaúcho tentou solicitar um dia a mais, já que morava em Porto Alegre, mas não foi atendido. Assim, o na época ponta-direita foi com o lateral-direito Leandro e outros jogadores para um churrasco na casa do ponta-esquerda Éder.

Contudo, os jogadores se atrasaram no retorno à Toca da Raposa, com Renato e Leandro entrando pela porta da frente, já que o lateral havia se passado na bebida, enquanto outros pularam o muro. “Deu no que deu”, disse Renato Gaúcho. Desse modo, Telê foi convencido por lideranças do grupo como Zico e Falcão a não cortar o camisa 7 imediatamente, mas o excluiria do Mundial 15 dias depois.

Posteriormente, Renato Gaúcho conseguiria jogar uma Copa do Mundo. Mas atuou apenas por seis minutos na partida contra a Argentina, que marcou a eliminação da seleção brasileira na Itália, em 1990. “Eu tava bem naquele ano também, mas aí o Lazaroni optou por outros atacantes”, lamentou o técnico do Grêmio.

PUBLICIDADE
Better Collective