No próximo sábado (10), às 16h (horário de Brasília), acontece a final da temporada 2022-23 da Champions League, entre Manchester City e Inter de Milão. A equipe inglesa busca seu inédito título enquanto os italianos tentam sua quarta conquista.
Os dois clubes chegam na decisão com campanhas de destaque e números impressionantes tanto no ataque como na defesa.
O City segue invicto na Liga dos Campeões com sete vitórias e cinco empates enquanto a Inter venceu o mesmo número de confrontos, só que com três empates e duas derrotas.
A grande dúvida é se teremos uma final repleta de gols ou decidida nos detalhes. Isso porque o Manchester City fez 150 gols em 60 partidas na temporada, média de 2,5, enquanto a Inter de Milão tem 100 em 56 duelos, média de 1,78.
Por outro lado, o clube inglês foi vazado em 46 oportunidades, uma média de 0,76 ao passo que o time italiano chega na final com 55 gols sofridos, média de 0,98.
Como chegam os finalistas da Champions League
Títulos e invicto na Liga dos Campe
O Manchester City venceu a Copa da Inglaterra e a Premier League, tendo como meta a conquista da Liga dos Campeões para conquistar a tríplice coroa.
Após garantir a liderança do Grupo G sem grandes problemas, o clube eliminou o RB Leipzig, Bayern de Munique e o Real Madrid para se classificar para a final.
Coppa Itália e classificação complicada na fase de grupos
A Inter de Milão venceu a Copa local, mas acabou ficando bem atrás do Napoli na disputa do título italiano. Já na Champions League o clube sofreu duas derrotas na fase de grupos, mas é importante frisar que a equipe caiu no chamado “grupo da morte”, tendo Bayern de Munique e Barcelona como adversários no Grupo C.
Por outro lado na fase mata-mata o time deixou Porto, Benfica e Milan para trás para confirmar sua vaga na final da Liga dos Campeões.
Final da Champions League marca confronto inédito na história
Um fato interessante é que os dois clubes nunca se enfrentaram em uma competição europeia em toda sua história.
E podemos ter o City sendo campeão invicto, mantendo seu ótimo desempenho na temporada, com 31 gols marcados e apenas cinco sofridos em 12 partidas. Por outro lado a Inter de Milão tentará encerrar a invencibilidade rival, com um ataque que marcou 19 vezes e foi vazado em 10 oportunidades.

