O dia 10 de junho de 2023 pode ser o dia mais glorioso da história do Manchester City. Afinal, os Citizens são considerados favoritos contra a Internazionale de Milão, na decisão da Uefa Champions League. A partida em Istambul, no Estádio Olímpico Atatürk, começará às 16h (horário de Brasília) de hoje (10).
Desse modo, o Manchester City de Pep Guardiola pode conquistar o primeiro título europeu de sua história e a Tríplice Coroa, que une a Premier League e a Copa da Inglaterra. Aliás, a final na Turquia será a primeira partida oficial que o time britânico fará contra a Internazionale. Anteriormente, ambos se enfrentaram apenas em dois amistosos. Em 2010, empate em 3 a 3. No ano seguinte, vitória dos Citizens por 3 a 0.
Internacional bateu Barcelona de Maradona antes de enfrentar Manchester City
A curiosidade maior é que o Manchester City já realizou uma decisão contra um Inter. Mas o de Porto Alegre. Na ocasião, o Internacional encarou os Citizens na decisão do Troféu Joan Gamper em 1982. Nas semifinais, o Colorado conseguiu um triunfo histórico sobre o Barcelona em pleno Camp Nou. Na ocasião, o time catalão estreava Diego Armando Maradona.
Mas diante de mais de 100 mil torcedores, o Internacional do técnico Ernesto Guedes segurou o Barcelona. O empate sem gols no tempo normal levou a decisão para os pênaltis. Apenas Maradona converteu para o time da casa. O Colorado venceria por 4 a 1, se classificando para a decisão do Troféu Joan Gamper. Já o Manchester City passou pelo Colônia, então campeão alemão, também nas penalidades máximas na outra semifinal.
Na ocasião, o time britânico não era a potência de hoje. Tanto que amargaria uma fase de rebaixamentos na década de 80. Então, o Internacional de Porto Alegre não tomou conhecimento do Manchester City e venceu por 3 a 1 no Camp Nou, em 25 de agosto de 1982. Edevaldo (pênalti), Paulo César Maringá e Fernando Roberto marcaram os gols do Colorado, enquando Cross descontou para os Citizens no fim da partida.
Dessa forma, o Internacional é até hoje o único time não-europeu a conquistar o Troféu Joan Gamper, que sempre marca o início da temporada do Barcelona no Camp Nou. Aliás, o Manchester City cairia no Campeonato Inglês na edição de 1982-83, ficando na 20ª colocação entre 22 equipes.

