Home Futebol Corinthians tem retrospecto recente positivo diante do Santos na Vila Belmiro; confira

Corinthians tem retrospecto recente positivo diante do Santos na Vila Belmiro; confira

Clássico Alvinegro é o mais antigo do futebol paulista e já foi disputado 348 vezes em 110 anos de rivalidade histórica

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

O Santos recebe o Corinthians na noite desta quarta-feira (21), no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, a partir das 20h00, em clássico da 11ª rodada do Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após a parada em razão da Data Fifa, as duas equipes voltam a campo em busca de reação e para tentar afastar a crise instaurada nos clubes por conta da falta de resultados.

O Peixe não vence há oito partidas, sendo três derrotas e cinco empates, o que causou protesto das principais torcidas organizadas no CT Rei Pelé, durante treinamento do time realizado no último sábado (17).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Do outro lado, o Timão tem 30% de aproveitamento no Brasileirão e segue “colado” na zona de rebaixamento com nove pontos, apenas um a mais que o Goiás, o 17º colocado e que abre o Z4.

Corinthians tem retrospecto recente positivo no estádio santista

A boa notícia para os torcedores corintianos é que o time alvinegro da capital possui um histórico recente de bons resultados dentro da Vila Belmiro, palco do duelo desta quarta-feira.

A sequência positiva começou na tarde do domingo dia 25 de abril de 2021, quando o Corinthians visitou o estádio santista em confronto válido pelo Campeonato Paulista e superou o rival pelo placar de 2 x 0.

PUBLICIDADE

Os gols foram marcados por Raul Gustavo e Lucas Piton, que nunca haviam balançado as redes como profissionais, e interromperam um tabu: o Timão não vencia o Peixe como visitante desde a temporada de 2014.

PUBLICIDADE

Desse jogo em diante, os dois times se enfrentaram em mais cinco oportunidades na Vila Belmiro, com duas vitórias corintianas, dois empates e somente um único triunfo dos donos da casa.

O último tropeço do Corinthians no estádio aconteceu há quase um ano, em julho de 2022, na vitória do Santos por 1 x 0, pelo duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

No entanto, o então técnico do Timão, Vítor Pereira, utilizou uma equipe considerada alternativa no confronto, já que na primeira partida, realizada na Neo Química Arena, o Corinthians havia goleado o rival por 4 x 0.

O retrospecto do Clássico Alvinegro

Já disputado 348 vezes, o retrospecto do confronto é favorável ao Corinthians, que possui 136 vitórias contra 111 triunfos do Santos, mais 101 duelos que terminaram com igualdade no marcador.

PUBLICIDADE

Pelo Campeonato Paulista são 206 jogos e o Timão se mostra bastante superior com 84 vitórias e 63 derrotas, além de mais 59 empates.

Porém, no Campeonato Brasileiro, o retrospecto se torna bastante equilibrado, registrando 25 vitórias corintianas e 24 triunfos santistas, além de 23 empates em 72 partidas.

Na Copa Libertadores da América, Santos e Corinthians se enfrentaram em duas ocasiões, pela fase semifinal da competição de 2012, sendo uma vitória do Timão na Vila Belmiro (1 x 0) e um empate (1 x 1) no jogo de volta, no Pacaembu.

Já pela Copa do Brasil, a vantagem passa a ser do Santos: em quatro clássicos disputados, são três vitórias do Peixe contra um único triunfo do Timão.

PUBLICIDADE

O Clássico Alvinegro contabiliza 1.116 gols marcados e também neste quesito prevalece a vantagem corintiana: foram 600 tentos do Timão diante de 516 do Peixe.

As maiores goleadas

Nos encontros mais recentes, o Corinthians goleou o Santos no estádio do Pacaembu, em clássico válido pelo Brasileirão de 2005, que ficou conhecido por “Eterno 7 x 1”.

Nove anos depois, pelo Paulistão de 2014, o Peixe anotou 5 x 1 sobre o Timão, na Vila Belmiro.

PUBLICIDADE

Mas na verdade, o placar mais elástico da história do clássico é a favor do Corinthians e foi disputado no Campeonato Paulista de 1920: um “sonoro” 11 x 0 para o Timão, em plena Vila Belmiro.

Do lado santista, a maior goleada sobre o rival aconteceu em março de 1932, também pelo Paulistão. Na mesma Vila Belmiro, o Peixe venceu por 7 x 1 (o mesmo placar adverso de 2005).

O primeiro e o último Clássico Alvinegro

Clássico mais antigo do futebol paulista, o primeiro Santos x Corinthians foi realizado há 110 anos no então estádio do Parque Antarctica, em São Paulo, no dia 22 de junho de 1913, e o Peixe superou o Timão por 6 x 3, em confronto do Campeonato Paulista.

A última partida entre os dois clubes alvinegros aconteceu na Vila Belmiro, em fevereiro deste ano, pela penúltima rodada da fase de grupos do Paulistão, e terminou com empate pelo placar de 2 x 2.

PUBLICIDADE

Os gols santistas foram assinalados por Lucas Barbosa e Marcos Leonardo, enquanto Yuri Alberto e Róger Guedes anotaram os tentos corintianos.

Better Collective