Em entrevista com Galvão Bueno no podcast “Resenha com Galinho”, Zico voltou a falar sobre os times que possuem gramados sintéticos à disposição nos seus respectivos estádios. Dessa forma, Palmeiras, Botafogo e Athletico foram mencionados no discurso sobre uma vantagem sobre os adversários. Isso porque os clubes em questão, nos jogos em casa, acabam tendo uma adaptação maior ao campo.
“O gramado sintético faz diferença? A bola é mais rápida, se você não estiver acostumado, vai ter dificuldade para dominar a bola. Aquele que está jogando e treinando todo dia, a história é outra. Eu não tenho dúvidas que, se continuar do jeito que tá, todos os times (podem adotar). Eu já ouvi gente falando que queria colocar o Maracanã sintético. Não é que não vá ganhar jogo no gramado, mas o costume de jogar no seu campo já é uma vantagem. Jogar no Maracanã é uma coisa, jogar de vez em quando (no sintético) é outra. Em um gramado que você tem uma velocidade de jogo maior, uma dificuldade maior de domínio de bola, isso pode afetar”, iniciou Zico.
Neste cenário, Galvão concordou que o gramado sintético, de fato, traz um peso para os confrontos. Como Zico apontou uma possível aplicação no Maracanã, o narrador acredita que a novidade, caso seja decidida, faria bem ao estádio mais famoso do Brasil.
“(Faz diferença) de ver. A bola não quica mais? É mais rápida. Quem leva vantagem? Palmeiras, Athletico e Botafogo. Fica bonito (Maracanã com gramado sintético), estragar não estraga. O campo fica bonito, não tem buraco.”, afirmou.
“Leva uma vantagem (com gramado sintético)”, completou.
Zico irritou torcedores do Palmeiras
Recentemente, Zico questionou o motivo da Fifa permitir a utilização de gramados sintéticos, já que deveria haver uma unificação nos estádios. Diante disso, a opinião revoltou os torcedores do Palmeiras, tendo em vista o destaque para o time alviverde no discurso.
“O Abel Ferreira leva uma vantagem, porque ele tem um campo especial para ele. O Palmeiras tem um campo especial para ele, diferente, que os outros não têm: a grama sintética. Isso conta muito. Conta muito, não é pouco não, muito! Eu acho (errado ser sintético). Acho que deveria ser tudo igual. Faz uma diferença grande. Não entendo por que a Fifa libera isso”, opinou no podcast “Reis da Resenha”.

