O Estádio de São Januário foi interditado pela Justiça do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (23). A decisão está relacionada ao tumulto de ontem, quando os torcedores vascaínos protestaram após a derrota do Vasco para o Goiás, por 1 a 0.
A decisão foi proferida pelo juiz Bruno Arthur Mazza, do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos. O magistrado acatou um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro.
A punição sofrida pelo Gigante da Colina consiste na proibição do uso do estádio para jogos de futebol e qualquer outro tipo de evento, seja este esportivo ou cultural.
Para reverter a suspensão, o Vasco precisará de laudos técnicos que apontam maior segurança no local. “até que reste comprovada a presença das condições necessárias por meio de laudos técnicos atualizados dos órgãos estatais e do Perito do Juízo”.
O próximo jogo do Vasco será contra o Cuiabá na próxima segunda-feira, em local que ainda não foi definido. As duas equipes se enfrentarão pelo Brasileirão Série A.
Trecho da decisão
“…torcedores e demais participantes do evento tiveram o seu direito à segurança flagrantemente violado pela inicial atuação criminosa de um grupo de indivíduos e posterior ausência de estrutura física mínima e de preparação dos funcionários do clube réu em executar o plano de ação e de contingência que garantissem a pronta retirada dos torcedores daquele cenário de guerra instalado no interior e exterior da arena esportiva.
Ademais, ainda que se possa afastar qualquer ligação entre as pessoas que iniciaram os atos de violência e o clube réu, há de se buscar, neste momento, resguardar a segurança dos torcedores, com a interdição temporária do Estádio de São Januário até que se comprove a existência de condições de segurança com a apresentação de laudos técnicos atualizados dos órgãos estatais responsáveis, especialmente diante dos danos causados no local”.

