Home Futebol Ministério Público entra com ação e pede interdição de São Januário

Ministério Público entra com ação e pede interdição de São Januário

Derrota para o Esmeraldino causou revolta e tumulto na Arena Cruz-Maltina

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

O Estádio de São Januário foi interditado pela Justiça do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (23). A decisão está relacionada ao tumulto de ontem, quando os torcedores vascaínos protestaram após a derrota do Vasco para o Goiás, por 1 a 0.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A decisão foi proferida pelo juiz Bruno Arthur Mazza, do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos. O magistrado acatou um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro.

A punição sofrida pelo Gigante da Colina consiste na proibição do uso do estádio para jogos de futebol e qualquer outro tipo de evento, seja este esportivo ou cultural.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para reverter a suspensão, o Vasco precisará de laudos técnicos que apontam maior segurança no local. “até que reste comprovada a presença das condições necessárias por meio de laudos técnicos atualizados dos órgãos estatais e do Perito do Juízo”.

O próximo jogo do Vasco será contra o Cuiabá na próxima segunda-feira, em local que ainda não foi definido. As duas equipes se enfrentarão pelo Brasileirão Série A.

Trecho da decisão

“…torcedores e demais participantes do evento tiveram o seu direito à segurança flagrantemente violado pela inicial atuação criminosa de um grupo de indivíduos e posterior ausência de estrutura física mínima e de preparação dos funcionários do clube réu em executar o plano de ação e de contingência que garantissem a pronta retirada dos torcedores daquele cenário de guerra instalado no interior e exterior da arena esportiva.

PUBLICIDADE

Ademais, ainda que se possa afastar qualquer ligação entre as pessoas que iniciaram os atos de violência e o clube réu, há de se buscar, neste momento, resguardar a segurança dos torcedores, com a interdição temporária do Estádio de São Januário até que se comprove a existência de condições de segurança com a apresentação de laudos técnicos atualizados dos órgãos estatais responsáveis, especialmente diante dos danos causados no local”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective