Após encerrar a temporada 2022/23 com a conquista da UEFA Conference League, o West Ham enfrenta importantes baixas neste começo de pré-temporada. Para além da iminente saída do capitão, Declan Rice, o técnico David Moyes lida com os desfalques de dois auxiliares para o novo calendário esportivo; tratam-se de Paul Nevin e Mark Warburton.
Diante do risco de rebaixamento na temporada 2019/20, David Moyes foi nomeado para uma segunda oportunidade como treinador dos Hammers, em 29 de dezembro de 2019. Três anos e meio mais tarde, o treinador escocês assegurou a permanência da equipe na primeira divisão, e classificou o clube para competições europeias por três anos seguidos. Em junho, ele pôs fim a um jejum de títulos que perdurava 43 anos na história da agremiação.
Apesar da aparente estabilidade sob seu comando, Moyes teve de administrar uma troca constante na sua comissão técnica. Até o momento, foram sete auxiliares diferentes, e quatro não seguem nessa função. Para a atual temporada, o clube conta com apenas três assistentes; Kevin Nolan, Billy McKinlay, e o preparador de goleiros, Xavi Valero.
A seguir, confira a lista de auxiliares que deixaram a comissão técnica de David Moyes no West Ham United:
Alan Irvine
Conterrâneo de David Moyes, o também escocês Alan Irvine foi um dos principais auxiliares do treinador ao longo de sua trajetória. Irvine esteve com ele no comando do Everton, de 2004 a 2007, e integrou sua comissão técnica durante a primeira passagem à frente do West Ham, na temporada 2017/18. Mais tarde, Alan e David retornaram aos Hammers, em 2019, ajudando a equipe a escapar do rebaixamento. Na temporada seguinte, alcançaram uma impressionante sexta colocação, classificando-se para a Liga Europa 2021/22.
Em maio de 2021, o escocês de 62 anos deixou a comissão técnica, alegando problemas pessoais. De acordo com o jornalista, Roshane Thomas, correspondente do The Athletic, Irvine visava retornar à Escócia, para conseguir estar próximo da família. No entanto, o clube lhe ofereceu uma nova função, e hoje ele atua como conselheiro técnico do West Ham United.
Na temporada 2020/21, Alan Irvine comandou três partidas da equipe, enquanto David Moyes esteve afastado por conta da Covid-19. Neste período, obteve 100% de aproveitamento.
Stuart Pearce
Considerado um ícone da história recente do clube, Stuart Pearce vestiu a camisa do West Ham, antes de voltar à equipe, na condição de auxiliar. Ele compôs a primeira comissão técnica de David Moyes com os Hammers, e deixou o cargo em maio de 2018.
Enquanto David Moyes retornou ao comando técnico no final de 2019, Pearce foi somente reintegrado na temporada seguinte, em agosto de 2020. Em entrevista exclusiva à rádio talkSPORT, o ex-lateral revelou que Moyes solicitou sua contratação, porém o pedido teria sido negado pela diretoria do clube. Retratado como uma figura de personalidade forte (não por acaso, seu apelido enquanto jogador era “psycho”, ou “psicótico”), Pearce alega que suas críticas abertas à diretoria, quando optaram por não renovar o contrato de David, em 2018, teriam minado a possibilidade dele reingressar a comissão técnica do escocês, em um primeiro momento.
Após assegurar a permanência do clube na Premier League 2019/20, o treinador recebeu o aval dos dirigentes, e Stuart Pearce voltou ao time de auxiliares. O inglês de 61 anos deixou o West Ham em maio de 2022. Ao longo destes dois anos, a equipe conquistou a sexta e sétima colocações na Premier League, além de ter sido semifinalista da Liga Europa 2021/22.
Atualmente, Stuart Pearce trabalha como comentarista para a talkSPORT.
Mark Warburton
A adição mais recente à comissão técnica também foi aquela que ficou menos tempo no cargo. A partir da saída de Stuart Pearce, David Moyes convocou Mark Warburton para a função de auxiliar do West Ham, em junho de 2022.
Diferentemente dos demais integrantes da comissão técnica, Warburton possui notável experiência enquanto treinador principal. O londrino de 62 anos comandou equipes como Brentford, Rangers, Nottingham Forest e Queens Park Rangers, antes de tornar-se auxiliar de David Moyes. Este foi seu primeiro trabalho na Premier League.
O período enquanto esteve no West Ham marca a estreia de Moyes e Warburton trabalhando juntos. Em entrevista exclusiva ao canal de torcedores, Hammers Chat, Mark retrata sua passagem no London Stadium como uma etapa marcante da sua carreira, porém ressalta o contraste de filosofias de jogo em relação ao seu superior.
Ao final da temporada 2022/23, Warburton optou por deixar o West Ham, em busca de novos desafios. Até o momento, o treinador segue sem clube.
Paul Nevin
Enquanto outros assistentes são mais efusivos à beira do campo, Paul Nevin se porta de forma comedida. No entanto, o profissional de 54 anos fora uma das principais peças da comissão de David Moyes. Ele esteve ao lado do treinador desde fevereiro de 2020.
A partir de seu desempenho com os Hammers, Nevin foi convidado a compor a comissão técnica da seleção inglesa. Desde setembro de 2021, ele concilia as funções de auxiliar técnico de David Moyes, e representa o time de Gareth Southgate nos períodos de data Fifa.
Através de comunicado oficial lançado na última quinta-feira (6), o West Ham confirmou que Paul Nevin deixou o clube em comum acordo. Em nota, a equipe informou que o treinador retirou-se da função em busca de novas oportunidades profissionais fora da Premier League.

