O Grêmio recebe o Atlético-MG na noite deste sábado (22), em sua arena, em Porto Alegre, a partir das 21h00, em jogo da 16ª rodada do Brasileirão Série A.
Sem entrar em campo há dez dias e com uma partida a menos, o time do técnico Renato Gaúcho inicia a rodada em terceiro lugar na tabela somando 26 pontos, 13 a menos que o líder Botafogo.
O Galo não vence há sete jogos, sendo cinco empates e duas derrotas, e busca o primeiro triunfo sob o comando do treinador Luiz Felipe Scolari. A equipe mineira aparece na 12ª posição com 21 pontos.
Tricolor gaúcho venceu seis dos últimos dez jogos diante do Galo
O retrospecto recente do confronto entre Grêmio e Atlético-MG é bastante favorável ao clube gaúcho, que possui seis vitórias diante de três derrotas, além de um empate.
Neste período, o Tricolor anotou 20 gols no adversário mineiro e sofreu 14, um saldo positivo de seis tentos.
O único empate nas últimas dez partidas aconteceu no duelo da 31ª rodada do Brasileirão de 2020, também na arena gremista, com placar de 1 x 1.
Em 2021, uma vitória para cada lado no Brasileirão
Os dois clubes se enfrentaram pela última vez dentro do Campeonato Brasileiro na edição da Série A de 2021, com igualdade de 5 x 5 na contagem final.
No primeiro turno, o Galo superou o time gaúcho por 2 x 1 no Mineirão, em Belo Horizonte. Depois, no duelo do returno, disputado em Porto Alegre, o Tricolor venceu pelo placar de 4 x 3.
Grêmio x Atlético-MG: quem mais venceu?
Em quase 64 anos de história, o confronto já foi disputado em 75 oportunidades, segundo o site “O Gol”, e o retrospecto geral é também favorável ao Grêmio, que venceu seis vezes a mais.
Os gaúchos possuem 30 vitórias contra 24 triunfos dos mineiros, mais 21 duelos que terminaram com igualdade no marcador.
Pelo Campeonato Brasileiro, a vantagem segue sendo do Tricolor com 24 vitórias e 20 derrotas, além de 16 empates em 60 partidas.
Na Copa Sul-Minas são três jogos, com dois triunfos gremistas e um empate.
Já pela Copa do Brasil foram duas partidas disputadas, com uma vitória do Grêmio e uma igualdade.
No saldo de gols, o Tricolor também leva a melhor ao contabilizar 98 tentos diante de 78 sofridos, acumulando 20 bolas na rede a mais.
As maiores goleadas
No retrospecto geral, o placar mais elástico da história do confronto é a favor do Grêmio.
Pelo Brasileirão de 1996, o Tricolor bateu o Galo por 5 x 0 em Porto Alegre, com gols de Saulo, Zé Afonso e Paulo Nunes (duas vezes cada).
Do lado alvinegro, o maior marcador sobre o adversário gaúcho é 3 x 0 e aconteceu em duas ocasiões, também pelo Campeonato Brasileiro: em 2001 e 2004, ambas em Minas Gerais.
O primeiro e o último confronto
O primeiro jogo entre Grêmio e Atlético-MG foi disputado no estádio Independência, em Belo Horizonte, no dia 18 de outubro de 1959, pela terceira fase da Taça Brasil.
A equipe gaúcha goleou o Galo pelo placar de 4 x 1, com gols de Gessy (duas vezes), Juarez e Benito (contra), enquanto Alvino anotou o tento mineiro.
A última partida aconteceu na arena gremista, mesmo palco do confronto deste sábado, em 9 de dezembro de 2021, válida pela 38ª e última rodada da Série A do Brasileirão, e terminou com triunfo dos donos da casa por 4 x 3, em duelo bastante acirrado.
Douglas Costa, Campaz e Diego Souza (duas vezes) balançaram as redes a favor do Grêmio, e Dodô, Eduardo Vargas e Hyoran marcaram para o Atlético-MG.
O maior público
A partida que registrou o maior público da história de Grêmio x Atlético-MG foi realizada no estádio do Mineirão, em 3 de novembro de 2021, pela 19ª rodada do Brasileirão.
O triunfo do Galo por 2 x 1 foi visto por 56.624 espectadores, dos quais 51.538 pagantes.
Os gols atleticanos foram assinalados por Matías Zaracho e Eduardo Vargas, enquanto Campaz descontou para o Tricolor.

