Na última quinta-feira (20), a União Cruzmaltina, escola de samba criada por torcedores do Vasco, gerou polêmica. Afinal, a agremiação fundada em 2019 anunciou o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, como o enredo para o Carnaval 2024.
Aliás, a logomarca e o título do tema foram anunciados na manhã de hoje (24): “De Degrau em Degrau, a Descoberta de um Novo Cabral”. Alvo da Operação Lava-Jato, o político, que governou o Rio de Janeiro entre 2007 e 2014, foi preso em novembro de 2016, acusado de desvio milionário de verba pública.
Então, Sérgio Cabral Filho se tornou réu por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, sendo condenado. Seis anos depois de cumprir parte da pena em regime fechado, foi solto no fim de 2022. Desde fevereiro, foi liberado da prisão domiciliar, utilizando tornozeleira eletrônica.
“Vai ter alegoria representando Bangu 1?”, perguntou um torcedor do Vasco
Com a notícia da homenagem da União Cruzmaltina, os torcedores do Vasco realizaram uma série de reclamações nas redes sociais da escola de samba.
“Gente, não acredito. Dinheiro não pode ser tudo. Um cidadão que roubou tanto que foi condenado a 408 anos de prisão. Está fora por manobra, agora vai ser homenageado. Como dizer para a próxima geração que o crime não compensa? Ainda dá tempo de mudar. Vamos honrar a história do Vasco”, protestou a torcedora Neiva Rodrigues.
Outras críticas seguiram: “Essa escola vai à falência”, publicou um internauta. “O Vasco tá fazendo força pra humilhar e afastar o torcedor de um jeito que nunca vi antes”, opinou Matheus Pereira. “Vai ter um carro alegórico representando Bangu 1 e ele preso?”, ironizou Gabriel Rodrigues. “Sou vascaíno com muito orgulho, agora a diretoria precisa rever esse enredo, isso é loucura!”, observou Bruno Done.
A União Cruzmaltina desfila na Série Prata, o terceiro grupo do carnaval carioca, que se apresenta na Estrada Intendente Magalhães, palco das divisões inferiores da folia do Rio de Janeiro. A escola de samba será a sexta a entrar na avenida na noite de 16 de fevereiro de 2024, na sexta-feira seguinte ao carnaval.

