Home Futebol Narração de Rômulo Mendonça que chama Gabigol de ‘gostoso’ levanta questionamento sobre o futebol

Narração de Rômulo Mendonça que chama Gabigol de ‘gostoso’ levanta questionamento sobre o futebol

Locutor viralizou com narração do gol do atacante em Grêmio x Flamengo

Luciano Ferreira
Luciano Ferreira é um jornalista graduado no Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista - UNIP desde 2021. Atuou anteriormente na cobertura de futebol e basquete na agência Wecel Mídia. Atualmente trabalha como redator de esportes no Torcedores.com.

Durante a transmissão de Grêmio x Flamengo na Prime Video, Rômulo Mendonça protagonizou um momento que ganhou muita repercussão. Enquanto Tricolores e Rubro-Negros se desafiavam pela semifinal da Copa do Brasil na noite da última quarta-feira (26), o narrador em um dos gols do Mengo, anotado por Gabriel Barbosa, o Gabigol, classificou o atacante como “gostoso demais”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A fala de Mendonça viralizou entre os internautas e rapidamente ganhou repercussão entre o público, se tornando um dos assuntos mais comentados no Twitter. Mas, além disso, ela serviu para dar destaque também a uma outra questão nas mídias sociais: homofobia no futebol.

O futebol é amplamente considerado um esporte que respira homofobia, procedente tanto das torcidas quanto das próprias equipes. Porém, um novo momento na modalidade acabou sendo discutido e a narração de Mendonça reacendeu esse debate nesta quinta-feira (27).

https://twitter.com/gpozetivo/status/1598860662528036864

A fala do locutor da Prime Video ocorre em meio ao aumento de casos homofobia registrado em 2022. O Canarinhos LGBTQ+ fez um levantamento, publicado posteriormente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que aponta que os casos homofóbicos no futebol aumentaram em 76% no ano passado.

Em resumo, os registros contabilizaram 74 casos de homofobia contra a comunidade LGBTQIA+ em 2022, enquanto em 2021 foram 42. Tais casos de preconceitos são exemplificados com xingamentos dentro do campo de jogo, cânticos vindos das arquibancadas, além de comentários que proferem ofensas e discriminação.

PUBLICIDADE

Mediante esse cenário, nesse ano foi aprovada a Lei Geral do Esporte, que tem como objetivo o combate à homofobia no futebol, visando novos tempos na modalidade.

PUBLICIDADE

O mecanismo determina que o Sistema Nacional do Esporte tome iniciativas como “medidas necessárias para erradicar e reduzir as manifestações antiesportivas, como a violência, a corrupção, o racismo, a xenofobia, a homofobia e o sexismo”.

Narração de Rômulo Mendonça em gol de Gabigol:

“É gol do Mengão! Do coisa ruim! O coisa ruim é brabo! E o Gabigol é gostoso demais!”, narrou o locutor. Vale lembrar que “coisa ruim” é uma referência ao Rubro-Negro usada pelos próprios torcedores do clube e que se tornou meme nas redes sociais.

No duelo em questão, o Flamengo venceu o Grêmio, fora de casa, por 2 a 0, em partida válida pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Agora, a equipe de Gabigol & cia tem larga vantagem para o jogo da volta que ocorre no próximo dia 16 de julho, no Maracanã.

Gabigol já participou de ações contra a homofobia atuando com a camisa do Flamengo.

PUBLICIDADE

Todos esses assuntos retornaram à tona e foram motivos para centenas de mensagens, principalmente no Twitter.

Better Collective