A Seleção Portuguesa de futebol entrou para a história da Copa do Mundo feminina ao vencer o Vietnã, por 2 a 0, nesta quinta-feira (26). O primeiro tento lusitano, marcado em um mundial, foi concretizado por Telma Encarnação, que comemorou o feito no Estádio Waikato.
“Fui agradecer às pessoas que tinham ali a bandeira da Madeira. É um orgulho. É (uma ilha) pequena, mas está pelo mundo inteiro”, contou a atacante.
A jogadora portuguesa é da Ilha da Madeira, que está situada a 1000km de Lisboa. Além de Telma, outro ícone do futebol lusitano nasceu no local, Cristiano Ronaldo. Vale ressaltar que a mãe do craque do Al Nassr, Dolores Aveiro, contribuiu na caminhada esportiva da atleta, sendo uma espécie de conselheira.
“Vá à procura dos seus sonhos. Aqui, você não vai ter nada”, declarou Dolores à Telma, que sonhava com um espaço no futebol feminino.
Telma Encarnação iniciou a sua carreira no Marítimo, onde contabilizou 67 gols em 97 partidas. A artilheira ainda marcou mais seis gols em 25 jogos pela Seleção de Portugal.
Neste momento, as lusitanas seguem na terceira colocação do Grupo E da Copa do Mundo, com três pontos ganhos. O próximo desafio da seleção portuguesa será contra os Estados Unidos, na quarta-feira (1).

