Fechada a janela de transferências deste meio do ano, em que o Santos concluiu suas contratações, no total foram três defensores e o sistema defensivo de 2023 praticamente todo renovado.
Assim, o Peixe contratou três laterais e três zagueiros, além de dispensar ou vender outros três zagueiros e dois laterais.
Agora, do atual elenco, apenas Alex Nascimento e Felipe Jonatan estiveram no Santos de 2022.
Nesse sentido, as primeiras saídas na defesa aconteceram antes da abertura da janela de transferências, com Eduardo Bauermann puxando a fila, seguindo para o Aytemiz Alanyaspor, da Turquia.
Na sequência, foi a vez do Santos acertar a rescisão de Maicon, que fechou com o Vasco, lembrando que os dois eram a dupla titular do Peixe de 2022.
Logo depois, o lateral-esquerdo Lucas Pires foi afastado e emprestado ao Cádiz, da Espanha;e o lateral-direito Nathan, que deixou o Santos para seguir para Portugal.
Agora, nesta semana, o Peixe anunciou a saída do zagueiro Luiz Felipe, emprestado ao Atlético-GO, e os laterais Madson e Auro, que também deixaram o clube.
Reformulação total dos defensores do Santos
Foram sete jogadores que deixaram o Santos, mas seis novos defensores chegaram para este ‘novo’ Peixe.
Logo no início do ano, o Santos anunciou as chegadas dos zagueiros Messias e Joaquim, atualmente titulares, e ainda os laterais Gabriel Inocêncio, ex-Água Santa, e João Lucas, ex-Cuiabá.
Na atual janela, chegaram o zagueiro João Basso, que veio do Arouca, de Portugal; e o lateral Dodô, vindo do Atlético-MG.
Por fim, vale citar que o Santos tinha praticamente tudo certo com o zagueiro Juan Pablo Vargas, do Millonarios-COL, porém acabou desistindo da contratação, pois em um exame o resultado apontou uma lesão no atleta.

