Ainda às voltas com os preparativos para a Copa do Mundo de 2026, o torneio de 2034 começa a ser alvo de notícias. Isso, porque a Arábia Saudita anunciou sua candidatura para ser sede da disputa.
“A primeira carta de intenções assinada por Yasser Al Misehal (presidente da federação local) foi enviada à FIFA na última quarta-feira, 4 de outubro”, explica um trecho do comunicado da Federação Saudita de Futebol, desta segunda, 9 de outubro.
O documento ainda ressalta que a realização da Copa no país “Ressalta o papel de novo destino da Arábia Saudita para o futebol mundial”.
“Esta proposta torna os sonhos do nosso povo uma realidade”, finaliza Al Misehal.
Copa de 100 anos será em seis países
A FIFA já anunciou que a Copa do Mundo que comemorará o 100º aniversário da competição será realizada em seis países: Uruguai (sede da primeira edição), Argentina, Paraguai, Espanha, Portugal e Marrocos.
Para 2026, a disputa será realizada no Canadá, México e EUA vendo o aumento de 32 para 48 seleções.
No último mês de março, o conselho técnico da FIFA definiu que essas nações serão divididas em 12 grupos com quatro equipes cada. Os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória. A partir daí, os 32 classificados se enfrentam em mata-mata até a final.
Governo saudita “turbina” campeonato local
A nova “ofensiva” dos sauditas em cima do futebol começou com a injeção de dinheiro da realeza em torno do campeonato nacional. Jogadores como Neymar, Cristiano Ronaldo e Benzema, já foram seduzidos pelos altos salários oferecidos.

