Home Esportes Olímpicos Los Angeles oficializa proposta de cinco novos esportes para Jogos Olímpicos de 2028

Los Angeles oficializa proposta de cinco novos esportes para Jogos Olímpicos de 2028

Beisebol, críquete, flag football, squash e lacrosse podem fazer parte do calendário olímpico

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

O comitê responsável pelos Jogos Olímpicos de Los Angeles oficializou a proposta de inclusão de cinco novos esportes para o calendário olímpico de 2028. Beisebol/softbol, críquete, flag football, squash e lacrosse foram os esportes sugeridos ao COI, que vai se reunir no final desta semana na Índia para, entre outras coisas, votar nesta proposta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destes, o beisebol, o críquete e o lacrosse já fizeram parte de eventos olímpicos anteriormente. O beisebol/softbol é o que mais vezes esteve no calendário, com seis aparições oficiais, sendo a última vez em Tóquio 2020. O críquete, esporte muito popular na Inglaterra, na Austrália, na Índia e no Paquistão, fez parte do calendário há mais de cem anos, em Paris 1900. Já o lacrosse, muito jogado nos Estados Unidos e no Canadá, esteve em St. Louis 1904 e Londres 1908.

PUBLICIDADE

Segundo a proposta, tanto o críquete como o lacrosse seriam representados pelas suas versões mais rápidas e reduzidas de seus formatos mais tradicionais. A competição do críquete seria no formato T20, em que as partidas têm um limite de 20 overs e duram cerca de três horas, ao contrário do formato tradicional, cujo os jogos não possuem este limite e podem durar até dias.

Enquanto isso, o lacrosse teria o formato sixes, no qual o campo é menor e os times são compostos por 6 jogadores ao invés dos usuais 10.

Talvez o mais desconhecido dos esportes sugeridos seja o flag football, uma versão sem contato do futebol americano, na qual os tackles são feitos ao arrancar uma bandeira presa na cintura dos jogadores. O esporte é jogado quase exclusivamente nos Estados Unidos, mas a NFL tem feito um grande esforço para popularizar a modalidade, inclusive no Brasil, que tem seleções masculina e feminina.

Por fim, o squash, muito popular na Ásia e nos países com grande influência britânica, tenta há anos ser incluído no calendário olímpico. Ele ficou perto de fazer parte de Londres 2012 e Rio 2016, mas sem sucesso.

PUBLICIDADE

Ao justificar a inclusão das cinco modalidades, o presidente do comitê dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, Casey Wasserman, disse que estes esportes são “relevantes, inovadores, comunitários, e praticados em quintais, escolas, centros esportivos, estádios e parques em todo Estados Unidos e globo”.

Vale lembrar que existem 35 critérios para que um esporte seja incluído no calendário olímpico. Entre eles estão a sua popularidade, quantos países e atletas os praticam, o custo de tê-los nas Olimpíadas, entre outros. Caberá ao Comitê Olímpico Internacional definir se beisebol/softbol, críquete, flag football, squash e lacrosse atendem a estes critérios.

Better Collective