O Corinthians quer virar a página de 2023 e planejar as conquistas para o próximo ano com uma grande reformulação no elenco.
Quatro eliminações na temporada (Paulistão, Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana), troca de técnicos, eleições conturbadas e o fantasma do rebaixamento são o retrato do caos que vive o Timão na temporada.
Para os torcedores, um dos maiores motivos de descontentamento com a equipe é o baixíssimo rendimento de atletas consagrados, que ganham salários milionários, mas apresentam um futebol digno de torneio de casados vs solteiros.
Quem sai do Corinthians?
Nessa lista estão os nomes de Cantillo, Bruno Méndez, Fábio Santos, Fágner, Gil, Giuliano, Luan, Maycon, Paulinho, Renato Augusto e Ruan Oliveira.
A maioria desses jogadores está acima dos 30 anos e, com exceção de Renato Augusto, há tempos não apresentam um bom desempenho.
A renovação do meia de 35 anos ainda é uma incógnita, já que o Corinthians não tem nenhum jogador com a mesma qualidade para reposição imediata. Quando joga, Renato Augusto faz a diferença e atua muito bem no setor de criação.
O setor da lateral também sofrerá um grande desfalque com a saída de Fábio Santos, que com 38 anos anunciou sua aposentadoria. Matheus Bidu certamente assumirá a posição.
Apesar do reconhecimento da torcida pela qualidade técnica e garra, Fábio Santos tem falhado bastante nos últimos tempos.
A defesa do Timão terá novos ares com provável saída do zagueiro Gil, de 36 anos, que já não tem a precisão de antigamente e faz parte da chamada “panela”. A chegada por empréstimo de Lucas Veríssimo e Caetano promete dar ao alvinegro um novo gás no setor defensivo.
No setor de criação, o volante Giuliano, com 33 anos, é outro que só trouxe o nome, mas esqueceu o futebol em casa. Suas atuações pífias o fizeram um dos jogadores mais criticados pela torcida.
O caso do também volante Paulinho, com 36, é o que mais chama a atenção. Respeitado pela torcida em razão das suas conquistas com o clube, o atleta está fora de campo desde 24 maio em razão de uma grave lesão no joelho.
Atualmente como único atleta no departamento médico do clube, sua estadia no Timão tem pesado na folha do clube: R$ 1 milhão pago a um atleta em fim de carreira e que não joga há cinco meses. Ruan, 23 anos, e Cantillo, 30, são outros dois do setor de meio campo que provavelmente dirão adeus ao Corinthians.

