Reprodução
O ex-zagueiro do Vasco, Alexandro Marques de Oliveira, o Alex, foi condenado nesta semana por tráfico internacional de drogas e organização criminosa pela Justiça Federal do Rio. De acordo com informações da Polícia Federal, ele é um dos proprietários dos 280 quilos de cocaína desviados por três agentes e um delegado da Polícia Civil do Rio. Alex agia nos bastidores e foi condenado a 10 anos de prisão.
Segundo a apuração dos investigadores, o ex-atleta do Vasco tinha a função de alugar galpões onde a droga era colocada dentro dos contêineres, antes de ser conduzida para o porto, e consequentemente rumar para Europa e África.
🚨AGORA: Alexsandro, ex-jogador do Vasco, é condenado por tráfico internacional de drogas a partir do Porto do Rio.
Alexsandro foi condenado a 10 anos e 26 dias de prisão em regime fechado. Ele foi responsável pelo aluguel de galpões para a quadrilha. pic.twitter.com/tSMiysTrQN
— DIRETO DO MIOLO (@diretodomiolo) October 26, 2023
Os policiais identificaram 14 movimentações, que foram realizadas entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2022. Nestas operações, o grupo criminoso enviou 6,68 toneladas de cocaína para Europa e África. Alex acabou sendo detido durante a Operação Turfe, da Polícia Federal. Além dele, outras oito pessoas foram condenadas pela Justiça do Rio.
“A organização criminosa foi responsável pela comercialização de cerca de 6,6 toneladas de cocaína em um período de aproximadamente um ano e dois meses. Seus membros e colaboradores eventuais atuaram em toda a cadeia mercantil relacionada ao entorpecente: negociação da droga com compradores estrangeiros que a distribuiriam na Europa, aquisição da droga com fornecedores na Bolívia e na Colômbia, expedição da droga para o Paraguai, importação da droga no Brasil, transporte da droga para cidades portuárias brasileiras, armazenamento da droga para aguardar o embarque, corrupção de agentes portuários para permitir a entrada da droga nos terminais e a violação dos contêineres nos quais ela seria introduzida clandestinamente e, por fim, logística de carregamento da droga nos contêineres destinados à exportação”, diz trecho da decisão que condenou o ex-jogador do Vasco e mais oito.
PASSAGEM PELO VASCO
Revelado pela Ponte Preta para o futebo, Alex figurou como titular e capitão do Vasco na conquista do Campeonato Carioca de 2003. Em sua trajetória pelo clube da Colina, o defensor atuou com nomes como Marcelinho Carioca, Petkovic, Valdir Bigode, Marques e Fábio.
Na época, o zagueiro foi comandado pelo experiente técnico Antônio Lopes e formava dupla de zaga com Wellington Paulo. No final da temporada de 2003, o defensor deixou o Vasco e rumou para novos horizontes. Antes de terminar a carreira, ele passou por Portuguesa, Santo André pelo futebol asiático.

