Foto: Reprodução Cruzeiro
O Brasileirão 2023 provou ser uma das edições mais niveladas decidindo o seu campeão na última rodada, mas também com uma luta entre várias equipes para fugirem do rebaixamento. O Cruzeiro confirmou que disputará a Série A em 2023 na última rodada e, caso aconteçam alguns fatores há chances de disputa da Copa Sul-Americana.
Cruzeiro na Sul-Americana?
Há dois clubes que ainda podem ter uma vaga na disputa continental através do Brasileirão: a Raposa e o Santos. Esta posição será definida na última rodada, disputada nesta quarta-feira (06), enquanto o Cruzeiro está livre do rebaixamento, o Peixe ainda tem riscos de queda caso não consiga a vitória contra o Fortaleza.
Conforme apontamentos do Departamento de Matemática da UFMG, o Cruzeiro detém aproximadamente 90,1% de probabilidade de ficar com a vaga continental. Por sua vez, o Santos soma 9,9% de possibilidades, apenas um empate da Raposa contra o Palmeiras confirmaria sua participação no torneio.
Caso o Peixe vença o Fortaleza, o Cruzeiro dependeria dos critérios de desempate para permanecer na colocação que dá o direito da disputa. Atualmente, Athletico Paranaense, Corinthians, Cuiabá, Fortaleza e Internacional já estão garantidos no torneio de 2024, enquanto Vasco e Bahia ainda lutam para fugir do rebaixamento sem nenhuma chance de entrar no grupo da Sul-Americana.
Se o Cruzeiro joga para disputar a Sul-Americana em partida difícil contra o Palmeiras, o Santos recebe na Vila Belmiro o Fortaleza para afastar qualquer risco de rebaixamento. O Peixe precisa uma vitória e torcer para que o Vasco da Gama e o Bahia não vençam, em caso de uma derrota, pode acabar se complicando na luta contra o Z4 da competição nacional.
O Vasco da Gama receberá o Red Bull Bragantino precisando de uma vitória para sua permanência no Brasileirão. Por outro lado, o Bahia joga contra o Atlético Mineiro em partida para fugir do rebaixamento. Todos os jogos da última rodada do Brasileirão serão disputados na quarta-feira (07), às 2130 (de Brasília).

