(Foto: Divulgação Sport)
Durante a sua apresentação, o novo treinador do Sport, Mariano Soso fez uma referência ao educador e filósofo pernambucano Paulo Freire. Na entrevista, o treinador também relembrou a sua origem e destacou a educação da sua mãe Alicia, que também era professora.
Mariano Soso cita Paulo Freire em apresentação no Sport
A frase do educador brasileiro escolhida pelo treinador foi: “Estudar não é um ato de consumir ideias, mas de cria-las e recriá-las”. A frase já havia sido compartilhada anteriormente pelo técnico Mariano Soso através do seu Twitter, em setembro de 2019, mas não sabia que o destino o levaría justamente ao Estado do autor citado.
Não é por acaso que Mariano Soso relembre Paulo Freire com carinho, a mãe do comandante, Alicia Lesgart, é educadora e ativista dos direitos humanos na Argentina. Em entrevista na apresentação, o treinador do Sport afirmou:
– Nasci em uma casa onde minha mãe é educadora popular, alfabetizadora, e onde Paulo Freire foi lido desde muito cedo. É alguém que respeito e admiro. A cultura deste país é muito presente na minha infância. Por isso, também estou muito honrado que me convoquem, em particular, por esse clube, pela forma de sentir o futebol e o apoio incondicional da torcida.
A identificação com a cultura brasileira não é apenas relacionada a Paulo Freire. O treinador do Sport relembrou a importância da sua mãe na sua criação afirmando:
– Minha mãe é muito próxima da cultura brasileira, não só em termos educativos, como em outros elementos também e isso me atingiu. Por isso, sempre manifesto publicamente minha profunda admiração pelo país.
Mariano Soso chega ao Sport com a missão do planejamento para 2024 com principal objetivo na ascensão à Série A. Treinador desde 2015 iniciou a sua carreira como assistente em 2009 no Argentinos Junior, mas estreou na função principal em Real Garcilaso, sua última temporada foi pelo Melgar no Peru.

