Dorival Júnior e Fernando Diniz em partida do SPFC e Fluminense, respectivamente (Rubens Chiri/São Paulo - Lucas Merçon/Fluminense)
Após a saída de Tite da seleção brasileira, no final da Copa do Mundo de 2022, a CBF contratou o técnico Fernando Diniz, que fazia um ótimo trabalho à frente do Fluminense, para comandar o Brasil, inicialmente, de forma interina.
Sem agradar muito no cargo, a entidade rompeu o contrato do treinador e acertou com Dorival Júnior, que fez um bom trabalho no São Paulo na última temporada.
Os dois conquistaram títulos grandes e inéditos para os seus clubes. Diniz venceu a Libertadores com o Flu, enquanto Dorival conquistou a Copa do Brasil para o SPFC.
Números dos treinadores
Os dois últimos treinadores da seleção brasileira foram escolhidos muito pela boa temporada que fizeram em 2023. Mas, qual dos dois teve números melhores?
Em questão de aproveitamento, Diniz foi melhor. Diniz teve um aproveitamento melhor e com 24 jogos a mais. O que não é comum. É mais fácil conseguir um aproveitamento melhor com menos jogos, normalmente.
Fernando Diniz ganhou exatamente metade dos jogos que disputou, enquanto Dorival, menos da metade.
Vale destacar que, nos números do treinador do Fluminense, estão os jogos pela seleção brasileira. Pela amarelinha, foram seis jogos, com duas vitórias, um empate e três derrotas.
Em questão de títulos, Fernando Diniz também venceu mais, além de ter conquistado a Libertadores, que é o torneio mais cobiçado entre os times da América do Sul.
Veja os números de ambos:
Fernando Diniz
Jogos: 78
Vitórias: 39
Empates: 14
Derrotas: 25
Aproveitamento: 56%
Títulos: Campeonato Carioca e Libertadores
Dorival Júnior
Jogos: 54
Vitórias: 25
Empates: 13
Derrotas: 16
Aproveitamento: 54,3%
Títulos: Copa do Brasil
Estreia de Dorival Júnior na seleção brasileira
Dorival Júnior já terá um caminho difícil pela frente. A sua estreia será em março, já com dois amistosos complicados. No dia 23, encara a Inglaterra, em Londres. Depois, provavelmente no dia 26 (a data exata ainda não foi confirmada), enfrenta a Espanha, em Madri.
Em junho, Dorival já terá uma Copa América para disputar. Depois, em setembro, já tem jogos das Eliminatórias, onde o Brasil não vem bem, ocupando apenas a 6ª colocação.

