Flamengo X Fluminense: Felipe Melo e Gabigol disputam a bola. (IMAGO / Pressinphoto)
Nesta segunda-feira (15), a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) anunciou uma importante mudança no regulamento do Campeonato Carioca. A partir de 2024 todos os times que disputam o estadual poderão relacionar até sete jogadores estrangeiros para os jogos do estadual.
Essa alteração amplia a regra anterior, que limitava os clubes a ter até cinco jogadores estrangeiros por confronto e iguala o Carioca, da mesma forma que acontece no Campeonato Brasileiro.
A Ferj divulgou em nota que a ampliação aconteceu “após consulta aos representantes dos clubes envolvidos.
Cenário dos principais times do Rio de Janeiro
Botafogo, com oito estrangeiros, e Vasco, com sete, são os clubes que terão maior benefício com a mudança do regulamento do Campeonato Carioca.
O Flamengo conta com quatro jogadores de fora do Brasil enquanto o Fluminense atualmente possui três.
Confira a lista por clube:
- Botafogo – Gatito, Bastos, Barboza, Savarino, Segovinha, Ponte, Diego Hernández e Adamo.
- Flamengo – Varela, Pulgar, Arrascaeta e De La Cruz
- Fluminense – Arias, Cano e Yony González
- Vasco – Capasso, Payet, Rojas, Medel, Puma, Orellano e Vegetti
Reforços e reformulação dos elencos dos principais times que disputam o Carioca
De acordo com as últimas informações o Vasco não conta neste momento com Capasso e Orellano. Por outro lado, o clube negocia para contratar o volante Cuellar. Dessa forma o Gigante da Colina não teria problemas para contratar mais um jogador estrangeiro, pensando até mesmo na disputa do Campeonato Carioca.
Em relação ao Botafogo, ao menos no momento, não temos informações de atletas de outras nacionalidades que possam chegar ao clube.
No caso do Fluminense o cenário é de contratações pontuais enquanto o Flamengo segue ativo no mercado da bola e inclusive pode ter Matias Viña, ex-Palmeiras, como reforço já para a disputa do Carioca.

