Abel Ferreira em Palmeiras x São Paulo na Supercopa do Brasil. (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
O SPFC conquistou a Supercopa do Brasil 2024 no último domingo ao bater o Palmeiras de Abel Ferreira nos pênaltis. Com a taça, o São Paulo mantém a escrita de ser a maior ‘pedra no sapato’ do treinador português que comanda o rival.
De acordo com números do Sofascore, foram 21 jogos no total, com equilíbrio nos resultados. O SPFC jogou contra o Palmeiras de Abel Ferreira 21 vezes, vencendo sete jogos, empatando mais sete e perdendo nos sete restantes.
A favor do português está a quantidade de gols. O Tricolor fez 16 gols na soma, enquanto o Alviverde fez 23. Em confrontos eliminatórios, o Tricolor Paulista também tem o costume de ser carrasco do Alviverde comandado por Abel Ferreira.
Desde outubro de 2020, quanto o português assumiu o rival, o SPFC foi campeão do Paulistão de 2021 e agora da Supercopa diante do Palmeiras.
Além disso, o São Paulo eliminou a equipe de Abel Ferreira por duas vezes seguidas na Copa do Brasil, em 2022 e 2023, sendo que a última edição terminou com título inédito ao SPFC.
Apesar de ser a maior pedra no sapato de Abel Ferreira, SPFC também passou por eliminações e vice para o Palmeiras
Conforme citado, o equilíbrio é marca dos embates do São Paulo com o Alviverde comandado pelo português.
O Choque-Rei também foi decisão do Paulistão de 2022. Na ocasião, o Tricolor derrotou a equipe de Abel Ferreira por 3 a 1 no primeiro compromisso, mas sofreu goleada por 4 a 0 na volta, ficando com o vice.
Outra partida recheada de importância foi disputada pela Libertadores 2021. SPFC e Palmeiras se encontraram nas quartas de final do torneio continental.
No confronto, o Tricolor empatou o jogo de ida em 1 a 1, enquanto o Palmeiras de Abel Ferreira venceu a segunda peleja por 3 a 0, eliminando o rival na Libertadores pela primeira vez em um mata-mata.
Após a Supercopa, SPFC e o Palmeiras de Abel Ferreira voltam as atenções para o Paulistão, competição na qual os dois concorrem para ficar com a liderança geral. No estadual, os dois rivais se encontram no dia 3 de março, com mando Tricolor.

