Home Extracampo Richard Ríos, do Palmeiras, tem história inspiradora; conheça

Richard Ríos, do Palmeiras, tem história inspiradora; conheça

Meio-campista colombiano teve grande destaque na Data FIFA e tem história importante

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Trabalho como redatora desde 2018, fazendo cobertura de mídia esportiva, futebol, tênis e esportes americanos. Sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.
Richard Ríos, do Palmeiras, tem história inspiradora; conheça

Richard Ríos comemorando gol no Palmeiras em 2023 (Créditos; Cesar Greco/ Palmeiras)

Quem acompanha o estilo de jogo de Richard Ríos percebeu as características do futsal e a criatividade do meio-campista. Formado no futebol de salão, o jogador parou de disputar a modalidade com a seleção da Colômbia para disputar partidas com a seleção e vive grande momento no Palmeiras. Porém, anteriormente, o atleta teve que batalhar e tem história inspiradora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conheça a história de Richard Ríos

O jogador colombiano de 23 anos deu os primeiros passos no mundo do futebol jogando nas ruas do seu bairro e já chegou a descrever o local como: “Os jovens não têm muitas oportunidades”. Inicialmente, Richard Ríos iniciou no futebol de campo, mas não conseguiu se adaptar e partiu para o futsal.

Em entrevista, Richard Ríos relembrou a época: “As coisas melhoraram para mim e aos 16 anos me tornei jogador profissional, depois continuei minha carreira em algumas categorias de base da seleção nacional colombiana e depois nos seniores”. Foi justamente naquela época que o meio-campista teve seu primeiro contato com o futebol brasileiro ao participar da Conmebol sub-20 Futsal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por conta do desempenho na competição, os olheiros brasileiros o notaram e investiram numa transição para o futebol de campo. Ríos aceitou sair da Colômbia para jogar nas categorias de base do Flamengo, onde estreou em setembro de 2020, mas não se firmou e em 2021 foi emprestado ao Mazatlán do México.

Essa fase é complicada e Richard Ríos comentou sobre o momento: “Infelizmente no México tive uma lesão, que é o pior momento para um atleta, tive uma ruptura de ligamento cruzado e outras lesões que comprometeram meu joelho, fiquei sete meses fora de campo, foi um período muito complicado, mas eu tive o apoio da minha família, do clube e dos meus companheiros. Isso me amadureceu mais, foi algo muito importante na minha carreira, embora tenha sido difícil, porque eu tinha 21 anos, naquele momento pensei que voltaria mais forte e continuaria com minha carreira”.

Após a experiência, Ríos voltou ao Brasil e o Flamengo decidiu não contratá-lo, levando-o assinar com o Guarani. No Campeonato Paulista de 2023 se destacou e acabou atraindo a atenção do Palmeiras. Atualmente o meio-campista é titular absoluto de Abel Ferreira e foi fundamental na conquista do Brasileirão de 2023.

PUBLICIDADE
Better Collective