Abel Ferreira reclamando do gol anulado do Palmeiras contra o Botafogo na Copa do Brasil. (Créditos: Greco/Palmeiras/by Canon)
O Palmeiras mais uma vez surpreendeu e conseguiu vencer o Botafogo-SP por 2 a 1 na última quinta (2), novamente com gol anotado no apagar das luzes. Após a partida, o áudio da análise do VAR foi liberado e mostrou que a arbitragem de vídeo teve dúvidas na marcação de impedimento durante a revisão do possível segundo gol de Rony.
Aos 31 do segundo tempo, Mayke fez levantamento na área e Rony se atirou para cabecear, superando o goleiro do Botafogo para conferir o que seria seu segundo gol no jogo. No entanto, a revisão do VAR viu impedimento e anulou o tento por ‘decisão factual’.
Durante a análise da arbitragem, exibida nos telões do Allianz Parque, o Alviverde reclamou bastante, pois entende que a linha traçada desconsiderou o ombro no último defensor do Pantera, sendo delimitada pelo pé. Abel Ferreira e a comissão técnica foram à loucura na beira do gramado, o que fez o VAR até revisar mais uma vez.
“Quer marcar no ombro ou no pé”, diz um dos integrantes da cabina da arbitragem de vídeo. “Sobe um tanto, só para eu mostrar para vocês que é o pé dele aqui”, responde outro. Enquanto ajustam pela segunda vez, é possível ouvir a equipe do VAR concordando que o pé do zagueiro do Botafogo seria o ponto certo a considerar no gol do Palmeiras.
Abel Ferreira criticou o VAR de Palmeiras x Botafogo-SP pela anulação do gol
Após a decisão de invalidar o tento por impedimento, o treinador português e a comissão técnica se revoltaram. As reclamações renderam cartão amarelo a Abel Ferreira e um de seus auxiliares. Depois da anulação, o Palmeiras ainda sofreu o empate do Botafogo e fez o gol da vitória no último minuto do jogo na Copa do Brasil.
Na entrevista coletiva pós-jogo, Abel Ferreira não deixou de criticar o VAR pela linha traçada na revisão. “O VAR, se for para utilizar, é para esclarecer. Para mim não era impedimento. Se eu olhasse e estivesse ok, eu seguiria. Mas para mim o jogador que está do lado do Rony, passam a linha no meio do corpo dele”, declarou o treinador do Verdão.
Com a vitória, o Palmeiras conseguiu vantagem no duelo contra o Botafogo-SP pela terciera fase da Copa do Brasil. Assim, o Verdão até mesmo empater para avançar às oitavas de final.
Antes disso, o Alviverde tem compromisso contra o Cuiabá, pela quinta rodada do Brasileirão Série A, neste domingo (5), às 18h30 (de Brasília), na Arena Pantanal.

