Gustavo Gómez e Richard Ríos comemorando gol contra o Coritiba em 2023 Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
O calendário de futebol brasileiro é um dos mais complexos do esporte. A CBF não conseguiu conciliar a possibilidade de pausar o Brasileirão durante a Copa América. Portanto, as equipes com jogadores sul-americanos que foram convocados ficarão desfalcados. A projeção da diretoria do Palmeiras era uma lista longa de desfalques, mas foi surpreendido.
Desde o início do planejamento, o Verdão dava como certa a convocação de Endrick à seleção brasileira. Portanto, adiantando a sua saída do clube, o que de fato aconteceu. Principalmente após o sucesso do atacante na primeira data FIFA de Dorival Júnior para os amistosos contra Inglaterra e Espanha.
Desfalques do Palmeiras para a Copa América
Endrick já tinha sua saída programada para o Real Madrid no final de junho e a Copa América antecipou o fim da passagem do atacante. Porém, a comissão técnica contava com a possibilidade de ficar sem Murilo, Zé Rafael e Raphael Veiga. Os três atletas do elenco estavam na pré-lista da seleção brasileira, mas não foram acionados.
Por outro lado, Joaquin Piquerez que costumava ser acionado pelo técnico Marcelo Bielsa do Uruguai, não participou da última data FIFA com a sua seleção por perder um avião. E atualmente se encontra apenas na pré-lista. Logo, não deve ser convocado oficialmente para o torneio continental.
Entretanto, os únicos atletas que serão desfalques no período entre 20 de junho e 14 de julho são Gustavo Gómez e Richard Ríos. O zagueiro é capitão da seleção do Paraguai e o volante ganhou moral na Colômbia e foi acionado.
Logo, a espina dorsal da equipe de Abel Ferreira se manteve disponível durante este período. Porém, há preocupação com a falta de possibilidades na zaga. Com a iminente negociação de Luan ao América-MEX e o desfalque do camisa 15, há uma necessidade de um novo reforço para a posição.

