Richarlison, em jogo da seleção brasileira (Lucas Figueiredo/CBF)
Richarlison, titular do Brasil na Copa do Mundo de 2022, teve a preferência de Ancelotti na estreia do italiano à frente da seleção. Escalado com Estêvão e Vinícius Júnior no ataque, o camisa 9 buscou, desde o primeiro minuto, incomodar o sistema defensivo do Equador, algo insuficiente para garantir uma boa atuação no empate por 0 a 0.
Em uma das poucas tramas ofensivas da seleção ao longo dos 90 minutos, Richarlison não aproveitou o passe de Vinícius Júnior. Apesar da oportunidade clara de realizar um arremate capaz de abrir o placar, o atacante não acertou o chute em cheio, lance que aumentou o grau de revolta dos torcedores.
Vinícius não joga sozinho pic.twitter.com/VK7h86eiac
— Don Vinícius Jr. (@Enem2000) June 6, 2025
Torcedores exigem Pedro no lugar de Richarlison
Fora da primeira convocação de Ancelotti, Pedro é um dos principais concorrentes de Richarlison na seleção. Buscando recuperar o nível físico ideal, o centroavante do Flamengo está cotado para retornar nos últimos dois compromissos do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Diante da atuação frustrante do ‘Pombo’, a presença do goleador rubro-negro foi vista como indispensável.
Não dá pro 9 da seleção ser Richarlison. Pedro na seleção é titular incontestável
— Magalhães 🌊 (@jon_magalhaes8) June 6, 2025
Quando vi que o Richarlison foi convocado já imagina isso aí, ele não é o msm da copa, Pedro voltando de lesão ainda é melhor que ele nem vou falar do Endrick, gosto muito do Richarlison mas depois das 126 lesões não dá mais
— Lare⁷ (@larejktchm) June 6, 2025
o Pedro voltando de lesão, não estando 100%, consegue fazer o pivô e jogar com pontas melhor que Matheus Cunha e Richarlison juntos
— ᗩTᕼIᒪᗩ G. (@AthilaA11) June 6, 2025
a grande verdade é essa👍🏾
sério mesmo , não existe você usar Richarlison de titular e nem se quer convocar o Pedro
— Central Rubro Negro futt⚽ (@centralrubrone) June 6, 2025
Richarlison na seleção brasileira não joga mais nada, as bola que ele errou o Pedro não erraria, pivô fácil. chute fácil
Pedro tem que ser na frente do Richarlison pic.twitter.com/MuDefmqYzF
O 9 da seleção tem q ser o Pedro, e o reserva tem q ser o Rodrigo Muniz, chega de Richarlison, pelo amor de Deus
— Derick Damasceno (@DerickDamasceno) June 6, 2025
Levar richarlison e não levar Pedro, vai entender.
— suelnascimento (@suelnascimento) June 6, 2025
em nenhum universo Richarlison é melhor 09 do que Pedro
— Bem João (@jlucasalcantara) June 6, 2025
Hoje o 9 da seleção é o Pedro, Richarlison é ruim demais meu Deus…
— Laerte H.🇾🇪 (@LaerteHenry_S) June 6, 2025
Pedro era pra tá nessa seleção no lugar do Richarlison.
— Sérgio.png (@Sergi0Fernandez) June 6, 2025
Não é possível que o Pedro não jogue mais que o Richarlison ? Pedro é seleção cara #brasil #anceloti #EliminatoriasSudamericanas
— kekosimoes (@KekoSimoes) June 6, 2025
Quem ousa comparar Richarlison com o Pedro não entende nada de bola, nada.
— Fla Achados (@flaachados) June 6, 2025
Pedro voltando de lesão acertaria esse chute q o richarlison perdeu
— Leonardo Romariz (@LFCRomariz) June 6, 2025
Esse Richarlison ta fazendo o que na seleção msm? Pedro n teria dado esa furada n…
— Filipe Tognasca 🔴⚫️ (@Tognasca) June 6, 2025
Segundo dados do Sofascore, Richarlison, que não finalizou no gol em 64 minutos, acumulou 10 perdas de posse de bola. Acertando nove passes certos em 15 tentativas (60% de aproveitamento), o atacante do Tottenham ficou preso na marcação do Equador e, mesmo com o apoio de Vinícius Júnior e Estêvão, esteve longe do nível ideal.
Matheus Cunha vira alternativa
Reforço do Manchester United para a próxima temporada, Matheus Cunha assumiu a vaga de Richarlison no segundo tempo. Conforme mencionado por Ancelotti, em entrevista coletiva, o camisa 21 não ocupou um espaço fixo no ataque, situação capaz de motivar uma entrada na equipe titular contra o Paraguai.
“Jogar com Richarlison de centroavante é uma coisa e Matheus Cunha outra. O Matheus Cunha se dá bem jogando bem de trás, e não vou pedir pra ele fazer o que o Richarlison faz. Depende de como a partida mudar. Se você tem um extremo que é ofensivo, não preciso de um lateral extremo que empurra.”, externou Ancelotti.

