Home Futebol Sormani descarta comparação entre Neymar e Vinícius Júnior: “Disputou com Messi e Cristiano Ronaldo”

Sormani descarta comparação entre Neymar e Vinícius Júnior: “Disputou com Messi e Cristiano Ronaldo”

Jornalista diz que o camisa 10 está muito acima de forma geral, mas aponta grande erro de Ney no futebol europeu anos atrás

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.
Sormani descarta comparação entre Neymar e Vinícius Júnior: “Disputou com Messi e Cristiano Ronaldo”

Neymar e Vinícius Júnior na seleção brasileira (Michael Steele/Getty Images)

Em debate sobre Neymar e Vinícius Júnior, Sormani contextualizou que o prêmio de melhor do mundo conquistado pelo atacante do Real Madrid foi em um período com menos competição comparado ao que o camisa 10 do Santos teve durante seu auge no futebol europeu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De fato, a dificuldade de superar Lionel Messi e Cristiano Ronaldo era grande. Em 2014/15, o craque brasileiro fez 39 gols (sendo 10 na Champions) e 10 assistências, mas o eleito melhor do mundo foi o argentino, que anotou simplesmente 58 gols e 31 assistências, segundo o site transfermarkt.

“Não dá para comparar (se referindo aos jovens brasileiros em geral, como Endrick e Estêvão). Quem acompanha e gosta de futebol consegue perceber de cara que nenhum desses caras têm o potencial do Neymar”, argumentou o comentarista. “Neymar brigou para ser melhor do mundo com Messi e Cristiano Ronaldo. Esses caras estão brigando com quem? Com o Rodri?”, completou ele.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sormani aponta no que Neymar falhou na Europa

Uma crítica de Sormani feita a Neymar é sobre sua falta de longevidade: “No momento quando Modric e Lewandowski ganham a Bola de Ouro, o Neymar poderia ter ganhado, era a obrigação dele. Ele parou ali (de disputar pelo prêmio)”, refletiu o jornalista.

Luka Modric, Robert Lewandowski, Karim Benzema e Rodri conquistaram a Bola de Ouro. A expectativa era que Neymar assumisse o posto de melhor do mundo após o auge de Messi e CR7, mas ele passou a acumular lesões e perdeu a chance de ter o protagonismo mundial.

Vinícius Júnior quebrou jejum do futebol brasileiro

Diante disso, Vinícius Júnior fez uma temporada sólida em 2023/24 e faturou o prêmio de melhor do mundo da Fifa (a Bola de Ouro, da revista France Football, ficou com o volante Rodri, do Manchester City). Ele foi decisivo para o título do Real Madrid na Champions League e fez história.

PUBLICIDADE

O Brasil não tinha um melhor do mundo desde 2007, quando o meio-campista Kaká fez uma temporada espetacular pelo Milan de Carlo Ancelotti. Desde então, Neymar foi duas vezes o terceiro colocado (2015 e 2017) na disputa e bateu na trave algumas vezes.

PUBLICIDADE

Neste ano, Raphinha pode ser mais um brasileiro a faturar o prêmio. O atacante teve números impressionantes no Barcelona e está na briga, porém tem forte concorrência de Ousmane Dembélé, vencedor da Champions com o PSG, Lamine Yamal, jovem que vem encantando o mundo do futebol, e Mohamed Salah, eleito melhor jogador da Premier League com o Liverpool.

Better Collective