Home Basquete Shai Gilgeous-Alexander renova com Oklahoma City Thunder e terá o maior salário da história da NBA

Shai Gilgeous-Alexander renova com Oklahoma City Thunder e terá o maior salário da história da NBA

Jogador de 26 anos ganhará em média 71,2 milhões de dólares por ano a partir de 2027; ele é o atual MVP da liga norte-americana

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.
Shai Gilgeous-Alexander renova com Oklahoma City Thunder e terá o maior salário da história da NBA

Shai Gilgeous-Alexander, craque do Oklahoma City Thunder. Foto: Divulgação/OKC

MVP e campeão da NBA, Shai Gilgeous-Alexander terá o maior salário da história da NBA. Nesta terça-feira (1), ele ampliou o vínculo com o Oklahoma City Thunder até 2031 por US$ 285 milhões (algo na casa de R$ 1,5 bilhão), sendo 71,2 milhões de média por ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jogador do OKC desde 2019, o armador renovou com a franquia pela segunda vez. Esse novo contrato começa a valer a partir de 2027, quando o atual vínculo termina. Então, o dinheiro será distribuído desta forma: 63,5 milhões em 2027/28, 68,6 milhões em 2028/29, 73,6 milhões em 2029/30 e 78,7 milhões em 2030/31.

Com um time de jovens jogadores e já vencedor da NBA, o Thunder terá que lidar em breve também com as renovações de Jalen Williams, de 24 anos, e Chet Holmgren, de 23.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Shai Gilgeous-Alexander teve temporada histórica

Foram 32,7 pontos de média ao longo da temporada regular e o prêmio de MVP garantido após a complicada disputa com Nikola Jokic, do Denver Nuggets. Na grande decisão da liga contra o Indiana Pacers, o canadense teve 30,3 pontos de média e foi eleito o MVP das finais depois de ser decisivo para o inédito título de Oklahoma.

Sendo assim, Shai igualou Shaquille O’Neal, Michael Jordan e Kareem Abdul-Jabbar como os únicos na história a vencer o prêmio de MVP, MVP das finais, cestinha do ano e campeão em uma mesma temporada. Além disso, o camisa 2 acumulou outros recordes ao longo da pós-temporada, com sequências insanas de partidas com 30+ pontos.

O jovem atleta chegou ao Thunder “por acaso”. Em 2019, o Los Angeles Clippers entregou Gilgeous-Alexander, Danilo Gallinari e um “caminhão” de picks por Paul George, que na época se juntou a Kawhi Leonard em LA.

PUBLICIDADE

Favoritos ao bicampeonato?

OKC foi o melhor time da temporada 2024/25 na NBA. Com 68 vitórias ao longo da temporada regular e mais 16 na pós-temporada, a franquia garantiu o título após vitórias contra Memphis Grizzlies (4 a 0), Denver Nuggets (4 a 3), Minnesota Timberwolves (4 a 1) e Indiana Pacers (4 a 3) nos playoffs.

PUBLICIDADE

O jovem time comandado por Shai entra para o próximo ano como favoritos, mas terão grande concorrência, principalmente do Houston Rockets de Kevin Durant e Nuggets de Jokic na conferência oeste. Os dois times se reforçaram com qualidade nessas últimas semanas e devem brigar pelo título da NBA.

Better Collective