Gabi em ação pela seleção brasileira de vôlei (Alexandre Loureiro/ COB)
Durante a realização da Liga das Nações de Vôlei Feminino (VNL), o portal “Volleyball World” divulgou um vídeo na suas redes sociais perguntando para jogadoras de diferentes nacionalidades, quais seriam as suas jogadoras favoritas no mundo atuando na posição. E as atletas mais citadas foram as brasileiras, com destaque para a ponteira Gabi e a central Carol.
A polêmica jogadora turca, Karakurt, disse que suas favoritas são Gabi e Ana Cristina. Gabi, que é a capitã da seleção brasileira, foi citada por sete atletas: Martyna Lukasik (Polônia), Nika Daalderop (Holanda), Britt Herbots (Bélgica), Helena Cazaute (França), Helena Havelkova-Grozer (República Tcheca), além das brasileiras Ana Cristina e Julia Bergmann, que também escolheram a companheira de equipe.
Carol, por sua vez, também foi bastante falada, sendo lembrada por cinco jogadoras como a melhor: Dana Rettke (Estados Unidos), Camila Wietzel (Alemanha), Jazmine White (Canadá), Nyadholi Thokbuom (Canadá) e Van Avermaet (Bélgica). Vale destacar que a central é ausência no Brasil na atual edição da VNL.
Outras jogadoras de vôlei citadas
As brasileiras foram, de fato, as mais citadas, com alguma folga. Mas, tiveram outros nomes lembrados mais de uma vez, como as italianas Monica De Gennaro e Anna Danesi, a turca Melissa Vargas, além da sueca Isabelle Haak, que também não está disputando a Liga das Nações 2025. Veja abaixo o vídeo completo:
Vôlei feminino na Liga das Nações
O Brasil se prepara para disputar a terceira e última semana da primeira fase da VNL 2025, estando muito próximo da classificação. A seleção feminina começou muito bem a competição, somando sete vitórias em oito jogos. Com 20 pontos conquistados, o time comandado por José Roberto Guimarães ocupa a terceira posição.
Embora seja uma equipe forte, o vôlei feminino do Brasil nunca venceu esta competição, sendo vice-campeão em 2019, 2021 e 2022. Vale destacar que a Liga das Nações é um torneio novo, sendo criada em 2018. No ano passado, a nossa seleção ficou em quarto, perdendo na semifinal para o Japão e na disputa de terceiro lugar para a Polônia.
Agenda do Brasil na VNL 2025
- 09 de julho (quarta-feira) – Brasil x Bulgária às 00h
- 10 de julho (quinta-feira) – Brasil x França às 3h30
- 11 de julho (sexta-feira) – Brasil x Polônia às 7h20
- 13 de julho (domingo) – Brasil x Japão às 7h20

