Home Futebol Kaká, Firmino e Adriano Gabiru: 5 brasileiros que já fizeram gol na final do Mundial de Clubes

Kaká, Firmino e Adriano Gabiru: 5 brasileiros que já fizeram gol na final do Mundial de Clubes

Lista envolvendo jogadores nacionais marcados na história do torneio pode ganhar o acréscimo de João Pedro, Andrey Santos, Marquinhos e Beraldo

Bruno Romão
Bruno Romão atua como redator do Torcedores.com na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.
Kaká, Firmino e Adriano Gabiru: 5 brasileiros que já fizeram gol na final do Mundial de Clubes

Firmino foi o carrasco do Flamengo na final do Mundial de 2019 (Divulgação/Liverpool/X)

Seja por times brasileiros ou atuando em equipes da Europa, os brasileiros fazem parte da história do Mundial de Clubes. Levando em conta que, dos dois lados, existem jogadores do futebol nacional, o legado em questão pode ficar maior na decisão entre Chelsea x PSG. Neste cenário, balançar as redes no duelo, além do possível título, vai garantir presença em um grupo repleto de craques.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em relação ao recorte mais recente, Roberto Firmino foi o último brasileiro com status de herói na final do Mundial. Decisivo ao anotar o único gol da vitória do Liverpool contra o Flamengo, o atacante deixou os rubro-negros com um forte sentimento de frustração, mas acabou sendo aclamado pelos rivais do clube carioca.

Veja abaixo outros autores brasileiros de gols históricos na final do Mundial.

Kaká

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ídolo do Milan, Kaká balançou as redes do Boca Junior na final do Mundial de 2007. Eleito como o melhor do mundo no ano em questão, o brasileiro foi importante para o triunfo do time italiano por 4 a 2, já que os argentinos, com um jogo parelho, trouxeram problemas ao longo da partida.

Roberto Firmino

Após um duelo bastante acirrado no tempo normal, Roberto Firmino chamou a responsabilidade na prorrogação. Em um contra-ataque letal, o ex-camisa 9 do Liverpool levou a melhor sobre o sistema defensivo do Flamengo. Por fim, o chute sem chances de defesa para Diego Alves carimbou o título dos Reds.

PUBLICIDADE

Adriano Gabiru

Herói improvável do título histórico do Internacional contra o Barcelona, Adriano Gabiru demonstrou oportunismo em uma jogada inesquecível. Sem desperdiçar o passe de Iarley, o protagonista do confronto, eficiente para tirar Victor Valdés do lance, mostrou que era possível desbancar o time de Ronaldinho Gaúcho, Deco e companhia.

Mineiro

Aparecendo de surpresa na área do Liverpool, Mineiro foi outro herói inesperado da história do Mundial. Além da eficiência no meio-campo, formando uma dupla de solidez absurda com Josué, o ex-camisa 7 do São Paulo, através de uma finalização digna de centroavante, garantiu o tricampeonato do Tricolor.

PUBLICIDADE

Vinícius Júnior

Acostumado a ser decisivo em situações cruciais, Vinícius Júnior deixou sua marca em duas ocasiões de Mundiais. Participando da vitória por 3 a 0 do Real Madrid contra o Pachuca, na Copa Intercontinental de 2024, o craque do clube merengue não perdoou o Al-Hilal ao anotar dois gols na movimentada decisão de 2022 que terminou em 5 a 3.

João Pedro será o próximo integrante da lista?

Entre os brasileiros confirmados em Chelsea x PSG, João Pedro é o jogador com maiores chances de balançar as redes. Algoz do Fluminense nas semifinais, o atacante tem grandes chances de iniciar entre os titulares na decisão e, para conquistar o primeiro título da carreira, promete trazer problemas aos franceses.

“Será um jogo muito importante. Será meu primeiro título também. Um jogo especial e importante. Cheguei uma semana atrás e agora vou jogar a final. Estou muito feliz. O time me recebeu muito bem e agora precisamos ir para frente.”, externou.

PUBLICIDADE
Better Collective