Arias em ação durante jogo do Mundial de Clubes (Créditos: Francois Nel/Getty Images)
Jhon Arias está de saída do Fluminense e irá concretizar o sonho de jogar no futebol europeu. O Wolverhampton, da Premier League, encaminhou a compra do colombiano por 22 milhões de euros (R$ 142 milhões na cotação atual), com 17 milhões de euros como parte fixa da negociação e 5 milhões de euros em variáveis.
O jornalista Venê Casagrande detalhou sobre a operação do mercado da bola: “O salário dele lá vai ser menor do que ele ganha atualmente no Fluminense. A gente critica quando o jogador sai para ganhar muito e chama de mercenário, aí vi gente criticando que ele vai largar o Flu para ganhar menos”, iniciou dizendo, no “SBT Rio”.
“Isso é o sonho dele, é algo intangível, ele vai ter algo que ele sempre sonhou na carreira, que é jogar uma Premier League. Como vai criticar? É o momento dele, está com 28 anos. Eu duvido que ano que vem apareça uma oportunidade como essa. Porque o jogador vai adquirindo uma idade que o futebol internacional não costuma fazer contratações desse perfil”, argumentou Venê.
Mais detalhes sobre a saída de Arias
A venda foi firmada por 90% dos direitos econômicos de Arias e o Flu mantém 10% dos direitos e mais uma preferência de compra se ele retornar ao Brasil no futuro. Dos 22 milhões de euros, o Tricolor Carioca embolsará 11 milhões de euros da parte fixa e outros 5 milhões das variáveis.
O Patriotas, da Colômbia, tinha 50% dos direitos do atleta, mas concordou em receber menos dessa parcela após exigências do Fluminense. No geral, o time brasileiro pegará 75% do montante de 90% do valor negociado pelo meia, enquanto a equipe colombiana terá direito a “apenas” 6 milhões (R$ 38 milhões).
Despedida do ídolo do Fluminense
No clube das Laranjeiras desde 2021, Arias fez história e foi crucial nas conquistas do Campeonato Carioca (2022 e 2023), Copa Libertadores da América (2023) e Recopa Sul-Americana (2024), além de ter sido o grande destaque da equipe de Renato Gaúcho na campanha da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
Ele tentou ficar por mais tempo para jogar contra o Flamengo e Palmeiras, mas não foi liberado pelo Wolverhampton e se despede oficialmente nesta quinta-feira (17), em partida contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão Série A, no Maracanã.

