Grêmio e Atlético-MG já enfrentaram nesta edição de Brasileirão (Foto: Pedro Souza/Atlético)
O Campeonato Brasileiro está na 14ª rodada, mas analisando a tabela da competição, apenas cinco equipes disputaram todos os jogos até aqui. O Mundial de Clubes e a Copa Sul-Americana são as grandes responsáveis por esses adiamentos, que ainda aumentarão na semana que vem.
As partidas adiadas do Campeonato Brasileiro
O total de jogos adiados nesta edição do Campeonato Brasileiro chega a 10. Todos eles estão concentrados nas três últimas rodadas: a 12ª, disputada ainda em junho, e a 13ª e 14ª, realizadas no último final de semana e nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17 de julho.
Na 12ª rodada, o motivo dos adiamentos foi exclusivamente a participação de equipes no Mundial de Clubes. Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras já estavam nos Estados Unidos quando os jogos foram disputados, no dia 12 de junho. Com isso, as partidas que não aconteceram foram: Fluminense x Ceará, Botafogo x Mirassol, Palmeiras x Juventude e Sport x Flamengo.
Os adiamentos da 13ª rodada, disputada no último final de semana, envolveram as duas últimas equipes brasileiras eliminadas na Copa do Mundo de Clubes, Palmeiras e Fluminense. Assim, os jogos não realizados foram: Santos x Palmeiras e Mirassol x Fluminense.
Já na 14ª rodada, que será encerrada com Fluminense x Cruzeiro nesta quinta-feira (17), os adiamentos se devem à disputa dos playoffs da Copa Sul-Americana, fase em que estão Grêmio, Atlético-MG, Bahia e Vasco. Dessa forma, as partidas adiadas são: Grêmio x Fortaleza, Atlético-MG x Sport, Bahia x Internacional e Juventude x Vasco.
Na próxima semana, durante a realização da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, outros três jogos já estão adiados: Vasco x Bahia, Atlético-MG x Fortaleza e Grêmio x Botafogo. O motivo é a disputa dos jogos de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana.
Cinco equipes estão com 12 jogos disputados
A ordem e os contextos que levaram ao adiamento de jogos do Campeonato Brasileiro influenciaram na maioria dos clubes. Ao fim desta 14ª rodada, Fluminense e Palmeiras terão disputado apenas 12 partidas, devido aos adiamentos causados pela participação no Mundial. Já Mirassol, Juventude e Sport também somam 12 jogos, por conta da combinação dos confrontos adiados.
As únicas equipes que participaram de todas as rodadas normalmente até aqui são Cruzeiro, Red Bull Bragantino, Corinthians, São Paulo e Vitória, que não tiveram nenhum confronto adiado. As demais 10 equipes já tiveram uma partida adiada ao longo das últimas rodadas.
Maioria dos jogos ainda sem data definida
Dos 10 jogos adiados do Brasileirão Série A, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou apenas a data de Grêmio x Fortaleza, que será disputado no dia 29 de julho, às 20h30, na Arena. Os outros nove jogos ainda não têm data definida. Existe a possibilidade de que as datas Fifa sejam utilizadas como alternativa para a realização dessas partidas.

