Leila Pereira é presidente do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
A Copa do Mundo de Clubes da Fifa foi um sucesso tão grande em sua primeira edição disputada nos Estados Unidos entre junho e julho deste ano, que o Palmeiras se juntou ao Real Madrid para sugerir que a competição seja disputada a cada dois anos e não a cada quatro, como é o plano inicial da entidade que comanda o futebol no planeta.
Em entrevista ao CNN Esportes S/A, que será exibida neste domingo (20), Leila Pereira, presidente do Verdão revelou que teve conversa com Gianni Infantino, mandatário da Fifa sobre o assunto e fez coro ao que o Real Madrid já havia sugerido ainda durante o Mundial nos Estados Unidos. Inicialmente, a próxima edição da Copa do Mundo de Clubes será disputada em 2029, em local ainda indefinido.
“Eu achei fantástico. Inclusive, falei com o presidente Infantino, dei parabéns porque o clima era espetacular. É a oportunidade dos clubes se conhecerem de perto. Clubes sul-americanos que não têm oportunidade de jogar com europeus e mostrar o nosso futebol. Eles já conhecem nossos jogadores, tanto é que eles vêm aqui buscá-los”, disse a presidente do Palmeiras.
“Mas foi uma experiência ímpar poder jogar com eles e poder dizer ‘nós jogamos de igual para igual’. Achei uma experiência incrível e concordo com o presidente Florentino Perez que esse Mundial aconteça de dois em dois anos. Acho que seria fantástico para o futebol mundial”, concluiu Leila, que segue como presidente do Verdão até o fim de 2027.
Fifa teria achado ideia exagerada
nesta semana, o jornal “The Guardian” revelou que o Real Madrid se movimentado nos bastidores para pressionar a Fifa a realizar o torneio a cada dois anos, ao invés do molde que passou a ser adotado a partir de 2025. Grande sucesso de público nos Estados Unidos, o clube espanhol abriu conversas, mas a entidade parece não cogitar a ideia.
O presidente Gianni Infantino entende que um Mundial nesses moldes a cada dois anos seria um exagero, aponta o “The Guardian”. No entanto, a ampliação da lista de participantes, algo que já promoveu na Copa do Mundo de seleções, é algo que o mandatário da Fifa já tem em mente para a próxima edição.
Quando é o próximo jogo do Palmeiras?
Despois do frustrante empate contra o Mirassol na volta da disputa do Brasileirão no meio de semana, o Palmeiras se prepara para encarar o Atlético-MG, neste domingo (20), às 17h30 (de Brasília), pela 15ª rodada da competição nacional. O time alviverde é o quinto colocado na classificação, com 23 pontos, mas tem dois jogos a menos que o líder Cruzeiro, que tem 30.

