Mbappé em ação durante jogo do Real Madrid no Mundial (Créditos: David Ramos/Getty Images)
O Real Madrid parece ter aprovado o novo formato do Mundial de Clubes. De acordo com informações do jornal “The Guardian”, a equipe espanhola tem se movimentado nos bastidores para impulsionar a Fifa realizar o torneio a cada dois anos, ao invés do molde que passou a ser adotado a partir de 2025. Responsável pelo sucesso comercial do torneio, os madrilenhos abriram debate pelo hiato bienal da competição, mas a entidade parece não cogitar a ideia.
Ainda segundo a publicação, o presidente Gianni Infantino classifica que um torneio a cada dois anos seria um exagero. O mandatário, na realidade, tem como um dos planos futuros ampliar a lista de participantes, algo que promoveu na Copa do Mundo de seleções, e que entrará em vigência a partir do próximo ano. Oficialmente, há poucas informações sobre a próxima edição do Mundial, que pode ter sede tripla em 2029. O Catar chegou a se candidatar, mas a Fifa visa uma inclusão maior de países.
Real Madrid registra maior média de público
Tendo realizado seis jogos na campanha do Mundial de Clubes, o Real Madrid foi responsável por levar a melhor média de público aos estádios norte-americanos, fechando a competição com 68.963 torcedores por jogo, enquanto a média geral foi de 39.557 (computando o público nos 63 jogos).
No top-10 dos maiores públicos do torneio nos Estados Unidos, o Real Madrid esteve envolvido em quatro jogos, superando a barreira dos 65 mil em todos. O índice mais elevado foi registrado na amarga goleada contra o PSG, quando 77.542 torcedores marcaram presença no MetLife Stadium, em Nova Jersey, no choque das semis.
Quem já está classificado para o próximo Mundial?
Até o momento, quatro times já estão garantidos na Copa do Mundo de Clubes 2029. A lista é encabeçada pelo PSG, que apesar do vice nesta primeira edição, tem a vaga garantida pelo título faturado na última Champions League, sendo o único europeu da lista até o momento. Apesar da conquista, o Chelsea terá que buscar a vaga pelos meios classificatórios.
Além dos parisienses, o Al Ahli, da Arábia Saudita, está garantido no torneio por ter vencido a Liga dos Campeões Asiática, bem como o Pyramids, do Egito, vencedor da liga continental na África, e do Cruz Azul, do México, que faturou o título da Concacaf, após goleada de 5 a 0 aplicada na decisão contra o Vancouver Whitecaps, dos Estados Unidos.

