Home Futebol Real Madrid solicita que Fifa realize Mundial de Clubes de dois em dois anos após sucesso nos EUA

Real Madrid solicita que Fifa realize Mundial de Clubes de dois em dois anos após sucesso nos EUA

Apesar da pressão merengue nos bastidores, presidente Gianni Infantino refuta pedido e pensa em outras novidades para as próximas edições

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Real Madrid solicita que Fifa realize Mundial de Clubes de dois em dois anos após sucesso nos EUA

Mbappé em ação durante jogo do Real Madrid no Mundial (Créditos: David Ramos/Getty Images)

O Real Madrid parece ter aprovado o novo formato do Mundial de Clubes. De acordo com informações do jornal “The Guardian”, a equipe espanhola tem se movimentado nos bastidores para impulsionar a Fifa realizar o torneio a cada dois anos, ao invés do molde que passou a ser adotado a partir de 2025. Responsável pelo sucesso comercial do torneio, os madrilenhos abriram debate pelo hiato bienal da competição, mas a entidade parece não cogitar a ideia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ainda segundo a publicação, o presidente Gianni Infantino classifica que um torneio a cada dois anos seria um exagero. O mandatário, na realidade, tem como um dos planos futuros ampliar a lista de participantes, algo que promoveu na Copa do Mundo de seleções, e que entrará em vigência a partir do próximo ano. Oficialmente, há poucas informações sobre a próxima edição do Mundial, que pode ter sede tripla em 2029. O Catar chegou a se candidatar, mas a Fifa visa uma inclusão maior de países.

Real Madrid registra maior média de público

Tendo realizado seis jogos na campanha do Mundial de Clubes, o Real Madrid foi responsável por levar a melhor média de público aos estádios norte-americanos, fechando a competição com 68.963 torcedores por jogo, enquanto a média geral foi de 39.557 (computando o público nos 63 jogos).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No top-10 dos maiores públicos do torneio nos Estados Unidos, o Real Madrid esteve envolvido em quatro jogos, superando a barreira dos 65 mil em todos. O índice mais elevado foi registrado na amarga goleada contra o PSG, quando 77.542 torcedores marcaram presença no MetLife Stadium, em Nova Jersey, no choque das semis.

Quem já está classificado para o próximo Mundial?

Até o momento, quatro times já estão garantidos na Copa do Mundo de Clubes 2029. A lista é encabeçada pelo PSG, que apesar do vice nesta primeira edição, tem a vaga garantida pelo título faturado na última Champions League, sendo o único europeu da lista até o momento. Apesar da conquista, o Chelsea terá que buscar a vaga pelos meios classificatórios.

Além dos parisienses, o Al Ahli, da Arábia Saudita, está garantido no torneio por ter vencido a Liga dos Campeões Asiática, bem como o Pyramids, do Egito, vencedor da liga continental na África, e do Cruz Azul, do México, que faturou o título da Concacaf, após goleada de 5 a 0 aplicada na decisão contra o Vancouver Whitecaps, dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE
Better Collective