Home Futebol Copa do Mundo de 2026 tem 13 seleções classificadas até agora; Brasil já garantiu vaga na competição

Copa do Mundo de 2026 tem 13 seleções classificadas até agora; Brasil já garantiu vaga na competição

Federação Asiática promove repescagem para descobrir últimos dois classificados do continente; na Europa ainda não há vagas definidas

João Vitor Xavier
Sou jornalista, repórter, redator de conteúdo e profissional de comunicação. Apaixonado por esportes, principalmente futebol e MMA. Tenho 15 anos de experiência em diversos cargos dentro da comunicação esportiva, com passagens por LANCE!, Super Lutas (IG), Daily Mail (Inglaterra) e BRAVE CF (o maior evento de MMA do Oriente Médio). Cobri eventos como Olimpíadas, Copa do Mundo, UFC, além de ter trabalhado em mais de 15 países.
Copa do Mundo de 2026 tem 13 seleções classificadas até agora; Brasil já garantiu vaga na competição

Brasil está classificado para a Copa de 2026 (Foto: @rafaelribeirorio I CBF)

Há menos de uma semana do fim do Mundial de Clubes, a Copa do Mundo de 2026 volta a ser o centro das atenções da FIFA. No ano que vem, pela primeira vez serão 48 seleções disputando a fase final do maior torneio do futebol mundial. O Brasil é um de 13 países já confirmados para participação na competição, que acontecerá em três países pela primeira vez: Estados Unidos, Canadá e México.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com isso, os três anfitriões já têm vaga garantida na Copa do Mundo e não precisaram passar pelas Eliminatórias da CONCACAF. A expectativa, portanto, é que as três vagas da entidade norte-americana seja preenchida por nações com pouca tradição no futebol.

As 13 seleções mencionadas representam quatro confederações. Pela Conmebol, Brasil, Argentina e Colômbia já se garantiram. Na AFC (Ásia), se classificaram Japão, Irã, Coreia do Sul, Jordânia, Uzbequistão e Austrália (sim, a Austrália está na Oceania mas representa a AFC). Os anfitriões já mencionados representam a CONCAF, enquanto a Nova Zelândia irá à Copa de 2026 como membro da OFC (Oceania).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brasil e Argentina lideram restante dos classificados

Os rivais Brasil e Argentina são, por enquanto, os únicos campeões do mundo já classificados para a Copa de 2026. Atual campeã, a seleção albiceleste faz campanha quase perfeita nas Eliminatórias da Conmebol, consequentemente classificando-se sem dificuldades.

Na última rodada, o Brasil do técnico Carlo Ancelotti venceu o Paraguai e se juntou aos hermanos e à seleção da Colômbia como os três primeiros representantes sul-americanos em 2026. Agora, o italiano se prepara para os jogos contra Chile e Bolívia, quando poderá fazer testes visando a Copa do ano que vem.

Ásia define últimos representantes

A AFC (Confederação Asiática de Futebol) já tem seis classificados para a Copa de 2026. Na última quinta-feira, outras seis seleções foram sorteadas em dois grupos de três, com o campeão de cada grupo garantindo as duas vagas diretas finais. Qatar, Emirados Árabes Unidos e Omã estão no Grupo A, enquanto Arábia Saudita, Iraque e Indonésia integram o Grupo B.

PUBLICIDADE

Porém, os dois vices de cada grupo se enfrentarão em um playoff de ida e volta, com o vencedor do confronto tendo direito a representar a Ásia na repescagem da Fifa.

PUBLICIDADE

Better Collective