José Roberto Guimarães em treino da seleção brasileira (Mauricio Val/FV Imagem/CBV)
O técnico José Roberto Guimarães divulgou a lista das 14 atletas que estarão à disposição nas quartas de final da VNL, diante da Alemanha, nesta quinta-feira (24). A novidade é a ausência da central Luzia, que não vai para o jogo por opção do treinador. Além dela, a ponteira Ana Cristina, uma das principais jogadoras do time, segue fora por conta de uma lesão no joelho, onde passou por cirurgia e não joga mais no torneio. No caso de Luzia, ela continua convocada e poderá atuar na sequência da competição.
As 14 atletas relacionadas para a partida:
- Levantadoras: Macris e Roberta
- Opostas: Jheovana, Kisy, Rosamaria e Tainara
- Ponteiras: Gabi, Helena e Júlia Bergmann
- Centrais: Diana, Júlia Kudiess e Lorena
- Líberos: Laís e Marcelle
Gabi fala sobre o duelo contra a Alemanha
A Alemanha promete ser uma grande adversária para a seleção brasileira, levando em consideração o retrospecto entre as equipes. Nos últimos 10 anos, as seleções se enfrentaram 13 vezes no vôlei feminino, com oito vitórias brasileiras e cinco das alemãs. Na atual edição da VNL, a nossa seleção venceu por 3 a 2, mas foi um jogo duro, com as europeias estando na frente por 2 a 1.
Em entrevista à CBV, a capitã Gabi Guimarães falou sobre as dificuldades que o Brasil deve encontrar neste jogo. “Eu sinto que o time está bem preparado, focado, mas a gente sabe que não vai ser uma partida fácil. A Alemanha cresceu muito durante a competição, jogadoras experientes, mas é o que a gente vem falando durante a VNL: o mais importante é o nosso crescimento, a nossa agressividade, impondo o nosso saque, bloqueio e defesa funcionando bem. E não errar tanto, né?”, analisou a ponteira.
Brasil busca título inédito na VNL
Embora tenha bastante tradição no vôlei feminino, a seleção brasileira nunca venceu a Liga das Nações, competição criada em 2018. Nos anos de 2019, 2021 e 2022, chegou até a final, mas perdeu na decisão em todas, ficando com a prata. As derrotas aconteceram para Estados Unidos (duas vezes) e Itália. No ano passado, perdeu a disputa de terceiro lugar para a Polônia.
Brasil x Alemanha é nesta quinta-feira (24), às 15h (de Brasília), em Lodz, na Polônia, com transmissão ao vivo do SporTV 2. O jogo é válido pelas quartas de final da competição, disputado em jogo único. Quem passar, enfrenta na semifinal o ganhador de Japão x Turquia. Ainda seguem vivos na competição a Itália, Estados Unidos, Polônia e China.

