Rogério Ceni é técnico do Bahia - Ricardo Moreira/Getty Images
Nesta terça-feira (22), o Bahia criou pouco, perdeu por 2 a 0 para o América de Cali e está eliminado no playoff da Copa Sul-Americana. Após o empate sem gols em Salvador, o time brasileiro precisava vencer fora de casa para garantir vaga, mas teve baixo repertório ofensivo e cometeu erros cruciais na defesa.
Bahia é dominado no primeiro tempo
O primeiro tempo foi de ampla superioridade do time da casa. Apoiados pela torcida, os colombianos tiveram mais ações ofensivas e agrediram com maior eficiência, enquanto a equipe brasileira teve dificuldades de se impor e de criar chances reais de gols.
Apesar de poucas finalizações, o América de Cali neutralizou a saída de bola do Bahia e se defendeu com qualidade. Aos 28 minutos, a defesa do Tricolor de Aço se enrolou com o goleiro Marcos Felipe e a bola sobrou para Murillo, que aproveitou o gol livre e finalizou de longe para abrir o placar.
América de Cali se segura na defesa e garante vaga
Após o intervalo, o time de Rogério Ceni seguiu cometendo alguns erros bobos, mas passou a dominar a posse de bola. A dificuldade para encontrar espaços permaneceu sendo um problema, e os colombianos quase aumentaram o placar em um contra-ataque aos 17′, com defesa decisiva de Marcos Felipe.
Willian José entrou e Ceni promoveu mudanças, porém o Bahia continuou apático e com poucas respostas. Por outro lado, o Cali foi “cozinhando” a partida e se segurando na defesa para garantir vaga nas oitavas de final para enfrentar o Fluminense de Renato Gaúcho. Já nos acréscimos, ainda deu tempo de Yojan Garcés cabecear no meio da defesa e aumentar a vantagem dos estrangeiros.
Noite ruim para os brasileiros
Além do Tricolor, o Vasco da Gama também caiu na Sul-Americana de forma categórica. Depois de perder por 4 a 0 na ida, o time do Rio de Janeiro tinha uma missão praticamente impossível e ficou apenas no empate em 1 a 1 dentro de casa, resultado muito distante do necessário.
O Fluminense está garantido nas oitavas de final e mais dois brasileiros podem se juntar ao clube das Laranjeiras: Atlético-MG e Grêmio. O Galo venceu fora de casa do Bucaramanga e está próximo da vaga, cenário diferente do time gaúcho, que perdeu por 2 a 0 para o Alianza Lima, do Peru.

