Paulinho em treinamento no Palmeiras (Cesar Greco/Palmeiras)
Uma das principais contratações do Palmeiras para essa temporada, o atacante Paulinho chegou no clube sem condições de jogo, após passar por uma cirurgia, ainda no Atlético-MG, em dezembro. Seu retorno era esperado para abril e de fato isso aconteceu. Mas, o atleta nunca esteve 100% fisicamente, podendo atuar apenas alguns minutos.
A cirurgia não teve o resultado esperado e o atacante seguiu sentindo dores na canela. Na Copa do Mundo de Clubes, Paulinho foi para os Estados Unidos praticamente sem condições de jogo, com o próprio técnico Abel Ferreira admitindo que poderia jogar apenas entre 15 e 30 minutos. Mesmo assim, conseguiu ser decisivo, marcando gols importantes contra o Inter Miami e Botafogo.
Então, após o torneio da Fifa, Paulinho passou por uma nova cirurgia na tíbia da perna direita, que foi realizada na última terça-feira (22). De acordo com as informações divulgadas pelo clube, o procedimento foi bem-sucedido e ele inicia a sua recuperação com o Núcleo de Saúde e Performance nos próximos dias.
Quando Paulinho volta a jogar
A notícia sobre o tempo de recuperação não é das melhores para os palmeirenses. Isso porque, sua previsão de retorno é apenas para 2026. O jornalista Felipe Facincani chegou a informar que Paulinho seria ausência por cerca de dois meses, retornando no final de setembro. E de fato as previsões iniciais eram mais otimistas. Mas, a tendência é que ele não jogue mais esse ano.
Até agora, o atacante fez 16 jogos pelo Verdão, marcando três gols e dando duas assistências. O que chama a atenção é de fato o tempo que ele esteve em campo. Foram cerca de 435 minutos, o que da uma média de 27 minutos por partida. Paulinho foi a segunda maior contratação do clube, custando 18 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões), além de ceder Patrick e Gabriel Menino ao Galo. Ele tem contrato até o final de 2029.
Próximos jogos do Palmeiras
O Palmeiras volta a campo hoje (23), às 19h, diante do Fluminense, no Maracanã, pela 16ª rodada do Brasileirão. Em quarto lugar na classificação, o time comandado por Abel Ferreira soma 26 pontos, mas disputou apenas 13 jogos, tendo duas partidas atrasadas. A diferença para o líder Cruzeiro, neste momento, é de sete pontos.
Porém, os palmeirenses já estão pensando mesmo no duelo da outra semana, quando o Alviverde faz o clássico diante do Corinthians, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O primeiro jogo acontece no dia 30 de julho, na Neo Química Arena, enquanto a volta, no Allianz Parque, será no dia 7 de agosto. As duas partidas serão às 21h30.

