Jogadores do Botafogo no duelo contra o Palmeiras no Mundial (Divulgação - Vitor Silva)
A Bola de Ouro confirmou os candidatos aos prêmios de melhores do ano da temporada 2025. Numa das categorias, a revista France Football anunciou o Botafogo como um dos cinco times que concorrerão na categoria Clube do Ano no futebol masculino.
O Fogão será o único não-europeu na disputa, ao lado de Barcelona, Chelsea, Liverpool e Paris Saint-Germain. O clube de General Severiano chegou às oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes e teve como resultado mais expressivo no Mundial da Fifa a vitória diante do PSG por 1 a 0 pela fase de grupos.
Torcedor confessou nunca ouvir falar do Botafogo
Na rede social X, torcedores de outros países se surpreenderam com a presença do Botafogo no top-5 dos principais clubes do mundo, de acordo com o tradicional evento da revista francesa. “Quem são eles?”, questionou um internauta em resposta à conta oficial da Bola de Ouro. “Por que eles estão aqui?”, perguntou um simpatizante do Liverpool. “Eles estão apenas nomeando qualquer um”, ironizou um torcedor do Arsenal e do Orlando Pirates.
Ao mesmo tempo, um seguidor creditou ao triunfo diante dos atuais campeões da Uefa Champions League a presença do Glorioso na Bola de Ouro. “De um jogo do PSG”, observou. “Primeira vez que ouço falar do Botafogo, para ser sincero”, reconheceu um usuário.
Outros usuários do antigo Twitter questionaram a ausência de clubes como o Arsenal na premiação. “O Botafogo entrou na lista, mas adivinha quem não entrou? O Arsenal”, escreveu um perfil. “Cadê o Arsenal?”, cobrou um torcedor dos Gunners.
Os principais indicados para a Bola de Ouro 2025
Dos 30 jogadores que concorrerão ao prêmio de melhor jogador do mundo, dois são brasileiros: Raphinha e Vinícius Júnior. Já Alisson disputará o Troféu Yashin de melhor goleiro da temporada, enquanto Arthur Elias, da seleção brasileira, é um dos cinco indicados a melhor técnico do futebol feminino.
Na Bola de Ouro entre as mulheres, duas brasileiras estão entre as 30: Marta e Amanda Gutierres. A dupla é nomeada para a premiação menos de uma semana depois da conquista da Copa América contra a Colômbia nos pênaltis no último sábado (2). Os vencedores serão conhecidos em cerimônia agendada para 22 de setembro, em Paris.

