Abel Ferreira, técnico do Palmeiras (Cesar Greco/Palmeiras)
O técnico Abel Ferreira começa a ficar pressionado no cargo após mais uma eliminação do Palmeiras, caindo nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Corinthians, no Allianz Parque. Durante a partida, parte do estádio vaiou e xingou o treinador português, que respondeu com aplausos, aparentemente irônicos.
Com essa relação desgastada, surgem especulações sobre o seu futuro, que pode não ter vida longa. Abel tem contrato apenas até dezembro deste ano e ainda não assinou uma renovação, como é o desejo da presidente Leila Pereira, que fez uma oferta para estender o vínculo até 2027. Por conta desta pressão, essa continuidade pode não acontecer.
No programa “Jogo Aberto”, da Band, o comentarista Edu Dracena acredita ser um erro a saída do treinador, entendendo que essa pressão é natural, mas não pode atrapalhar a continuidade do trabalho. “É normal perder o Campeonato Paulista para o Corinthians e a pressão existir, depois perder novamente para o Corinthians na Copa do Brasil e a pressão aumentar. Mas, ninguém questiona a qualidade do Abel Ferreira“, disse ele.
Na sequência, o ex-jogador relembra que o elenco passa por mudanças, o que acaba refletindo nos resultados negativos. “É normal oscilar assim, olha a reformulação que o time está passando, vários jogadores saíram, talentos como Endrick, Estêvão, Ríos… é difícil reformular. Ele contratou alguns jogadores que ainda não desempenharam o que imagina. Semana passada estavam querendo mandar o Dorival embora e agora estão aplaudindo, daqui a pouco voltam a aplaudir o Abel, tudo muda”, disse.
Reformulação no elenco
De fato, essa é a temporada que o elenco palmeirense mais sofreu mudanças desde que Abel Ferreira chegou. É o ano que o Verdão teve mais saídas e contratações de jogadores sob o comando do treinador. Ao todo, saíram cerca de 16 jogadores, contando com nomes vitoriosos, como Dudu, Rony, Zé Rafael, Gabriel Menino, Breno Lopes, Mayke, Estêvão e Richard Ríos.
Por outro lado, vieram nove contratações, com mais de R$ 500 milhões investidos. O Alviverde contratou os três reforços mais caros de sua história, com Vitor Roque, Paulinho e Ramón Sosa. Porém, muitos ainda não engrenaram, como o camisa 9, que tem apenas quatro gols em 31 jogos. Já Paulinho, por exemplo, veio machucado, jogou poucas partidas e só deve retornar em 2026.
Próximo jogo do Palmeiras
Após a eliminação na Copa do Brasil, o Verdão junta os cacos e volta suas atenções novamente no Brasileirão, onde o time está brigando pelo título neste momento. Atualmente, o Palmeiras ocupa a terceira posição, quatro pontos atrás do líder Flamengo, mas tem um jogo a menos. O próximo compromisso é neste domingo (10), às 16h, no Allianz Parque, diante do Ceará, pela última rodada do primeiro turno.

