Artur comemora gol em tempo recorde contra a LDU. (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Na noite desta quinta-feira (14), no Estádio Nilton Santos, o Botafogo venceu a LDU por 1 a 0 na partida de ida das oitavas de final da Libertadores 2025. Artur Victor marcou aos 15 segundos de jogo, recorde de tempo nessa edição do torneio, resolvendo o primeiro confronto.
A próxima partida, que decidirá a classificação, acontece na próxima quinta-feira (21), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador. Assim, o Botafogo se classifica com um empate, enquanto a LDU precisa ganhar por dois gols de diferença, ou mais.
Gol de Artur com 15 segundos garante vitória
O Botafogo quebrou um recorde da Libertadores 2025 com o gol mais rápido desta edição. Após um início avassalador, Alex Telles cruzou na medida para Artur Victor completar de canhota para fazer 1 a 0. O gol saiu aos 15 segundos de jogo, instituindo uma marca muito difícil de ser batida ainda este ano.
Em seguida, a LDU foi a dona do jogo, produzindo as melhores oportunidades de gol e assustando muito o Botafogo. A melhor chance dos equatorianos veio em um cruzamento mal afastado pela defesa botafoguense que caiu na meia-lua para Alzugaray. Assim, o atacante virou num lindo voleio que seria um golaço, mas John operou uma grande defesa para garantir o 1 a 0.
No segundo tempo, o Botafogo seguiu sem produzir nada, e a posse de bola era da LDU. Porém, Davide Ancelotti conseguiu acertar a marcação, e tirou a capacidade do time de Tiago Nunes produzir tantas oportunidades. Assim, a equipe alvinegra conseguiu administrar sua vantagem e garantiu o 1 a 0 dentro de casa.
Torcida do Botafogo critica Marlon Freitas e Artur
O Botafogo venceu, mas a LDU pressionou bastante, e a torcida alvinegra ficou irritada com isso. Assim, muitos saíram às redes sociais para criticar alguns personagens, como o volante Marlon Freitas. “Cara, vou falar na boa mesmo… até quando o Marlon Freitas vai aceitar ser o pior marcador do elenco? Tipo, ok ele marcar mal né? O cara nem se esforça para melhorar, bicho. O Montoro marca melhor que ele”, disparou um botafoguense.
Outro jogador que teve a antipatia de alguns botafoguenses foi o atacante Artur Victor, autor do gol da vitória na Libertadores. “O Artur é nojento, mano, sério mesmo. Ele fez o gol aos 15 segundos, beleza. Mas, não acertou mais nada depois disso. Ponta pouco incisivo, não ganha x1 de um lateral qualquer”, criticou.
Ficha técnica – Botafogo 1 x 0 LDU (Libertadores 2025)
Data: 14 de agosto de 2025 (quinta-feira).
Horário: 21h (Horário de Brasília).
Local: Estádio Nilton Santos (Rio de Janeiro – RJ).
Árbitro: Wilmar Roldan (COL).
Cartões amarelos: Marçal (Botafogo), Mina, Cornejo e Gruezo (LDU).
Gol: Artur (Botafogo).
Escalação do Botafogo: John; Vitinho, Barboza, David Ricardo (Marçal) e Alex Telles; Marlon Freitas e Danilo (Allan); Artur (Matheus Martins), Savarino (Nathan Fernandes) e Montoro (Joaquín Correa); Arthur Cabral. Técnico: Cláudio Caçapa.
Escalação do LDU: Valle; Mina (Aimar), Adé e Quiñónez; Gruezo; Quintero, Villamil, Cornejo (Alvarado) e Ramírez (Erique); Alzugaray (Pastrán) e Medina (Estrada). Técnico: Tiago Nunes.

