Gabriel Bortoleto é um dos novatos da Fórmula 1, em 2025 (foto: Clive Rose/Getty Imagens)
A Fórmula 1 publicou um extenso artigo nesta sexta-feira (15) para debater vários pontos referentes à metade inicial da temporada 2025. A eleição de melhor piloto novato foi um dos assuntos. A categoria tem vários estreantes. São eles: Gabriel Bortoleto, Andrea Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Isack Hadjar, Liam Lawson e Jack Doohan.
O jornalista Chris Medland citou Hadjar e Bortoleto ao responder qual foi o melhor piloto novato na primeira metade do campeonato mundial. “Eu escolheria Isack Hadjar inicialmente, mas isso porque ele me surpreendeu. Nesse sentido, Gabriel Bortoleto é a única resposta possível pelo fato de ele ter correspondido às minhas altas expectativas”, iniciou.
Medland também destacou que o brasileiro venceu Fórmula 2 e Fórmula 3, quando disputava torneios de base do automobilismo mundial. “Eu esperava que ele mostrasse suas habilidades na Fórmula 1 e está fazendo isso. Ele aprende rápido, lidou bem com as dificuldades do carro no começo e está melhorando. Acho que veremos sua pilotagem mais agressiva na segunda metade da temporada à medida que ficar mais confiante”, completou.
O ex-piloto e analista da Indycar James Hinchcliffe analisou que Isack Hadjar mostrou regularidade na Fórmula 1 e incluiu Bortoleto na disputa juntamente com Oliver Bearman.
“Entendo que é necessário dar crédito a Hadjar com a pequena ressalva de que a Racing Bulls parece ter o carro mais consistente em termos de desempenho, tirando a McLaren da análise. Por isso, não vimos altos e baixos como Bearman ou Bortoleto. Dito isso, os três estão na disputa pelo título de melhor estreante até o fim da temporada”, opinou.
Quando a Fórmula 1 recomeça?
A principal categoria do automobilismo mundial está de férias, mas volta em breve com a realização doo Grande Prêmio da Holanda, nos dias 29, 30 e 31 de agosto. O calendário é formado por três sessões de treino livre (TL), uma rodada classificatória e a corrida.
O TL1 está marcado para começar às 7h30 (horário de Brasília) do dia 29, sucedido pelo TL2 que inicia às 11h. O TL3 será às 6h30 do dia 30. A classificação será no mesmo dia, porém às 10h. E a corrida está marcada para 31 de agosto, também às 10h.
O que espera Gabriel Bortoleto?
O brasileiro destacou a intensidade profissional da Fórmula 1 e disse que mira evolução como piloto. “É apenas a metade de uma temporada, mas parece que estou há vários anos. Disputamos tantas provas. Estou muito feliz com o desempenho até agora, com o quanto aprendi com a equipe. Há muitas áreas para trabalhar. Vou guardá-las para mim e trabalhar da melhor maneira possível, mas certamente há muitas coisas para melhorar. Estou ansioso por isso”, disse.

