O técnico Marcelo Gallardo, do River Plate (Marcelo Endelli/Getty Images)
Surpreendido pelo ótima exibição do Palmeiras, principalmente na primeira etapa da partida no Más Monumental, em que foi derrotado por 2 a 1, o River Plate precisará vencer no Allianz Parque, nesta quarta-feira (24), no jogo de volta das quartas de final da Libertadores para conseguir avançar na competição e o técnico Marcelo Gallardo revelou como prepara seus jogadores para a “remontada”.
O comandante do time argentino acredita que apesar do revés em casa, a diferença no placar foi pequena e seus jogadores têm totais condições de vencer na casa do Verdão no jogo que terá início às 21h30 (de Brasília). Para avançar às semifinais, a equipe argentina terá que vencer por dois ou mais gols de diferença. Se conseguir vitória por um gol, a decisão vai para os pênaltis.
“A mensagem é que precisamos ter uma boa preparação mental para jogar uma partida onde se define tudo. Temos que ganhar no Brasil, não nos resta outra coisa, e temos que nos preparar para isso”, afirmou o treinador, que foi também eliminado pelo Palmeiras na Libertadores de 2020, quando o River conseguiu vencer no Allianz por 2 a 0, mas já havia sido derrotado na ida, por 3 a 0.
River Plate descansa titulares no Campeonato Argentino
“Imagino uma partida que temos de estar descansados, bem recuperados, não apenas no físico como também nas ideias. Vamos jogar de maneira determinante, pois não temos outra escolha. (Precisamos de) Uma boa partida que nos coloque na disputa. Uma boa partida, com boas decisões coletivas, nos coloca na disputa. Temos que pensar isso, que é possível, que a diferença é de um gol só”, concluiu.
Para descansar seus jogadores física e mentalmente, como destacou, Gallardo levou uma equipe totalmente reserva para o duelo com o Atlético Tucuman, pelo Campeonato Argentino, no fim de semana, e acabou derrotado por 2 a 0. Após o jogo, fora de casa, o treinador destacou que o foco total era no Palmeiras e que a partida pelo campeonato local serviu para observar possibilidades.
“Esta partida fez parte da série contra o Palmeiras e foi um bom teste para quem não vinha jogando ou vinha jogando menos, em uma partida que também nos exigiu. Dada a natureza exigente e desconfortável do jogo, tínhamos que jogá-lo. Também tínhamos que ver quais possibilidades víamos e avaliar alternativas para quarta-feira”, concluiu Gallardo.
Palmeiras “esquece” vantagem no placar
Depois de vencer o River Plate por 2 a 1, na Argentina, na partida de ida das quartas da Libertadores, o técnico Abel Ferreira não quer saber da vantagem de poder empatar para avançar na competição e revela que seu time estará preparado para tudo o que puder acontecer no jogo de amanhã, no Allianz Parque.
“Não sei como vai ser o jogo, não tenho bola de cristal. Sei como vamos preparar, não há grande surpresa de um lado ou do outro. Temos de estar preparados para tudo, se vai repetir a história, não sei. Não vivo com passado, são experiências, aprendizados”, disse o treinador, ao ser lembrado de 2020, quando eliminou o time argentino nas semifinais.
“Temos um objetivo nesta competição e o traçamos desde o início da temporada e não vamos mudar agora. O objetivo é sacar um bom resultado na Argentina para fechar em casa. Não sei como vai ser o jogo, sei o que queremos, estar na próxima fase. É o que vamos tentar do primeiro ao último minuto”, concluiu Abel Ferreira.
Este é o terceiro mata-mata da história entre Palmeiras e River Plate, sendo que nos dois anteriores, ambos em semifinal de Libertadores, o Verdão levou a melhor: 1999 (derrota por 1 a 0 na ida em Buenos Aires e vitória por 3 a 0 na volta em São Paulo) e 2020 (vitória por 3 a 0 na ida em Buenos Aires e derrota por 2 a 0 na volta em São Paulo).

