Home Futebol Final da Libertadores pode acontecer fora da América do Sul, diz dirigente

Final da Libertadores pode acontecer fora da América do Sul, diz dirigente

Conmebol estuda levar a decisão continental para outros países nos próximos anos

Hugo Tavares
Colaborador do Torcedores
Final da Libertadores pode acontecer fora da América do Sul, diz dirigente

Troféu da Libertadores Final da Libertadores já aconteceu uma vez longe do continente (foto: Divulgação/Conmebol)

A final da Libertadores em jogo único acontece desde 2019 e pode ter uma mudança drásticas em breve. O diretor comercial da Conmebol, Juan Emilio Roa, admitiu em entrevista ao jornal ‘The Athletic’ que a entidade estuda a possibilidade de levá-la para fora da América do Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o dirigente, essa possibilidade entra constantemente em avaliação e que é um desejo levar a decisão continental para outros países. Entretanto, não é algo para um futuro próximo, como admite.

“Posso dizer que já definimos um roteiro para os próximos anos, mas seguimos avaliando. Isso faz parte do que precisamos fazer para aumentar o interesse global. Estamos trabalhando em uma combinação de ações para ampliar o engajamento fora da América do Sul. Queremos desenvolver narrativas, experiências de marca durante a final e produzindo mais histórias sobre clubes e jogadores”, explicou Juan Emilio Roa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia também: Claudinho cita ofertas de Fla e Palmeiras e diz por qual clube ficou balançado

Motivos da Conmebol para desenvolver a ideia

O diretor comercial ainda explicou que a final da Libertadores fora do continente é uma oportunidade. Isso porque ele entende que a competição tem espaço para crescer mais ao redor do mundo e vê um jogo em outros países, como Estados Unidos por exemplo, como uma oportunidade para se fazer mais conhecida, assim como os clubes

“Somos líderes na América do Sul. A Copa Libertadores já tem alcance global, com público forte especialmente nos Estados Unidos, na Europa e entre comunidades latino-americanas e fãs internacionais de futebol”, avalia.

PUBLICIDADE

Final da Libertadores já teve jogo na Europa

Apesar da iniciativa, e caso se concretize, não será a primeira vez de um jogo de decisão continental fora da América do Sul. Afinal, em 2018, Boca Juniors e River Plate se enfrentaram no Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid, na Espanha.

PUBLICIDADE

Na última final de Libertadores, a partida decisiva não pôde acontecer na Argentina por questão de segurança. Inicialmente marcada para 24 de novembro daquele ano, no Monumental de Nuñez, a partida foi cancelada por causa de um ataque de torcedores do River ao ônibus do Boca.

A Conmebol então definiu que o segundo jogo da final – até aquele ano eram dois confrontos – seria na Espanha. A escolha do país deveu-se ao grande número de imigrantes argentinos.

Leia mais: Esquentou! Casagrande e Luxemburgo têm debate acalorado sobre estrangeiros

Flamengo e Palmeiras fazem a decisão continental de 2025

A Libertadores já está na sétima edição com um jogo único para definir o campeão. Em 2025, Flamengo e Palmeiras jogarão no Estádio Monumental de Lima. A cidade peruana recebe o evento pela segunda vez, assim como o Rio.

PUBLICIDADE

As outras três finais aconteceram em Montevidéu (Uruguai), Guayaquil (Equador) e Buenos Aires (Argentina).

Better Collective