Memphis Depay ainda não tem data para retornar ao time do Corinthians (Foto: Miguel Schincariol/Getty Images)
Memphis Depay segue tratando de uma entorse no joelho esquerdo que o tirou da partida contra o Cruzeiro no último domingo. O Corinthians perdeu por 3 a 0 para o time mineiro, jogo em Belo Horizonte. O camisa 10 realizou uma punção articular no joelho e a administração de ácido hialurônico no local na última segunda-feira.
Memphis fez questão de postar uma foto do procedimento em suas redes sociais. Na foto, aparece o joelho machucado do holandês e um membro do departamento médico do Corinthians infiltrando uma injeção no local. A imagem assustou alguns torcedores, que foram tranquilizados logo depois. Ao GE, o clube explicou o processo e afirmou que é um procedimento normal para o diagnóstico.
O atacante se machucou no clássico contra o São Paulo, em Itaquera. Na ocasião, Memphis entrou na segunda etapa por conta do desgaste físico da Data Fifa. O holandês ainda marcou um bonito gol e ajudou o Timão a vencer o rival paulista. Contudo, ao fim da partida, ele se queixou de dores no joelho. Depois de passar por exames, então, constatou-se um edema ósseo. Não há prazo para o retorno de Memphis.
Leia mais: De volta à Série A, Athletico-PR quer atacante do Botafogo
Leia mais: Clube turco quer a contratação de Sosa, do Palmeiras, a partir de janeiro
Veja o procedimento:

Especialista fala em troca de óleo
O site UOL conversou com uma especialista sobre o procedimento usado por Memphis Depay dentro do departamento médico do Corinthians. Conforme informações da ortopedista Ana Paula Simões, diretora da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), se usa a punção quando há uma entorse no joelho com o agravante de um edema ósseo. Há, então, o costume de ter um sangramento dentro da articulação, o que causa dor e limita os movimentos. Por isso, é preciso fazer uma “troca de óleo” no local.
“Quando retiramos esse líquido, especialmente quando há sangue, o objetivo é aliviar a dor e devolver mobilidade ao joelho. O sangue dentro da articulação libera ferro e citocinas inflamatórias, o que pode acelerar um processo de artrose se não for removido”, disse, e depois completou:
“Se você quiser traduzir de forma simples, é como uma troca de óleo [no carro]. Você tira o líquido velho, inflamado, com sangue, e coloca um novo, que ajuda a lubrificar a articulação e reduzir o atrito”.
O Corinthians tem 45 pontos e aparece na 10ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. A equipe volta a campo no próximo domingo, contra o Botafogo, na Neo Química Arena, em São Paulo.

