Cetré é a contratação mais cara da história do Athletico (AP Photo/Nicolas Aguilera)
O Athletico Paranaense voltou à elite do futebol brasileiro depois de passar um ano na Série B. E com a gana de não ter que voltar à segunda divisão, abriu os cofres para reforçar o elenco. Nesta quinta-feira, a equipe paranaense fechou a contratação do atacante Edwuin Cetré, que estava no Estudiantes.
O colombiano de 28 anos chega ao Athletico depois de uma boa temporada na Argentina e assina por três temporadas com o clube na capital paranaense. Cetré custou 6 milhões de dólares, algo em torno dos R$ 31 milhões. Ou seja, o atacante é a maior contratação da história do Athletico.
Conforme informações do site GE, as negociações se arrastavam há semanas. As tratativas travaram na quantidade de parcelas que o Athletico vai pagar para quitar o montante. Além disso, houve um ajuste entre Estudiantes e Independiente de Medellín sobre a forma do repasse do valor.
Vale destacar que cada clube detinha 50% dos direitos econômicos do atleta. Ainda de acordo com o site GE, o acordo ficou em seis parcelas. Embora quisesse, no máximo, duas, o Estudiantes acabou cedendo.
Cetré é aguardado neste fim de semana em Curitiba para a realização de exames e a assinatura do contrato. Antes de Cetré, outro colombiano detinha o recorde de maior contratação do Furacão. Viveros, em agosto do ano passado, custou R$ 27 milhões.
Leia também: Neto dispara contra Paquetá e questiona decisão do Flamengo: “Jogadorzinho medíocre”
Cetré era prioridade na janela
O Athletico foi até as últimas consequências para conseguir fechar com o atacante colombiano. Depois da temporada de 2025, Odair Hellmann listou as carências do time e do que o elenco precisava para 2026. Então, a diretoria foi ao mercado atrás de um ponta.
Depois de mapear o mercado na América do Sul, Cetré foi o consenso. O atacante de 28 anos estava na Argentina jogando pelo Estudiantes. O jogador enfrentou Botafogo e Flamengo na última Copa Libertadores da América. De dentro do campo, viu a equipe argentina ser eliminada pelo Rubro-Negro, nos pênaltis.
Cetré deixa o Estudiantes depois de conquistar quatro taças. Na temporada passada, a imprensa o apontou como um dos jogadores mais decisivos nas campanhas dos títulos do Campeonato Argentino e do Troféu dos Campeões. O colombiano esteve em 42 jogos, marcou seis gols e distribuiu cinco assistências.

