Home DESTAQUE Técnico do Corinthians, Dorival faz alerta sobre estrangeiros no Brasil

Técnico do Corinthians, Dorival faz alerta sobre estrangeiros no Brasil

Treinador alertou para impacto nas categorias de base e citou exemplo da Itália, fora das duas últimas Copas do Mundo e com presença incerta na próxima, neste ano, na América do Norte

Luiz Gustavo Moreira
No jornalismo desde 2011, já foi setorista do Botafogo e do Fluminense pelo Lance! e depois trabalhou em assessorias de imprensa. Respira esporte desde a infância e acompanha todo tipo de competição, principalmente se for de futebol, basquete ou futebol americano.
Técnico do Corinthians, Dorival faz alerta sobre estrangeiros no Brasil

Garro fez o gol da vitória sobre o Athletico (Crédito: Ricardo Moreira/Getty Images)

O técnico do Corinthians, Dorival Júnior, defendeu publicamente a redução do número de estrangeiros no futebol nacional. Após vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR pelo Campeonato Brasileiro, o treinador afirmou que o excesso de atletas de fora pode prejudicar o desenvolvimento de jogadores brasileiros. Contudo, o gol que garantiu os três pontos para o Timão foi marcado pelo argentino Rodrigo Garro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Atualmente, o regulamento da Série A permite que cada equipe relacione até nove estrangeiros por partida. Na edição de 2026, são 131 atletas de outras nacionalidades inscritos na competição. Entretanto, o próprio Corinthians conta com seis jogadores estrangeiros no elenco, são eles:

– Pedro Milans, uruguaio
– Fabricio Angileri, argentino
– Rodrigo Garro, argentino
– Memphis Depay, holandês
– André Carrillo, peruano
– Zakaria Labyad, marroquino

LEIA MAIS: TJD-SP denuncia Abel Ferreira e Luighi após confusão em Palmeiras x Corinthians pelo Paulistão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dorival Júnior cita Itália como exemplo

Ao comentar o cenário, Dorival Júnior foi enfático ao apontar riscos para o futuro da formação nacional.

Eu também acho que está na hora de intervirmos em relação ao número de estrangeiros em cada equipe brasileira. Nós estamos penalizando uma geração e, futuramente, pagaremos um preço muito alto. Nós não estamos percebendo isso acontecer. A Itália pegou preço altíssimo em duas Copas do Mundo, tendo dificuldade muito grande de classificação nesta terceira — afirmou o treinador em entrevista coletiva.

A comparação feita por Dorival tem como base o desempenho recente da seleção italiana. A Itália ficou fora das Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e 2022, no Catar. Além disso, ainda precisa disputar repescagem para tentar vaga na edição realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.

PUBLICIDADE

Debate sobre formação e mercado

Segundo o técnico corintiano, o aumento da presença estrangeira pode limitar oportunidades para jovens talentos formados nas categorias de base. Dessa forma, a longo prazo, o impacto pode ser sentido inclusive na Seleção Brasileira.

PUBLICIDADE

Embora o tema gere controvérsias, a fala de Dorival reacende um debate recorrente no futebol nacional: o equilíbrio entre mercado globalizado e valorização da formação local.

Corinthians volta foco para o estadual

Após a vitória no Brasileirão, o Corinthians agora direciona atenção ao Campeonato Paulista. A equipe enfrentará a Portuguesa, em jogo único válido pelas quartas de final, no estádio do Canindé, domingo, às 20h30.

Enquanto isso, a discussão levantada por Dorival segue repercutindo nos bastidores e promete ganhar novos capítulos nos próximos dias.

Better Collective